De
acordo com Cláudio Araújo Kubrusly a fotografia tem vários conceitos, entre
eles:
Ò Imagem criada sem o auxílio das mãos,
pela ação da luz;
Ò Fragmento do tempo, retendo uma imagem
que jamais se repetirá;
Ò Processo de gravar e reproduzir
imagens de tudo que nos cerca;
Ò Documento histórico;
Ò Possibilidade de preservar a
fisionomia, o jeito, a alma de quem gostamos;
Ò Meio de expressão social;
Ò Arte visual;
Ò Realidade representada;
Ò Registro de eventos.
Foto de Harold Edgerton, 1987.
“A fotografia emergiu quase que como uma forma industrial da imagem, que nascia apoiada na misteriosa ‘máquina de pintar’. Para uma humanidade apaixonada, os frutos da máquina eram sempre bem-vindos” (KUBRUSLY, 1991, p. 10).
Para
aprender fotografia é necessário:
Ò Estudar a parte
técnica;
Ò Aprender os
mistérios do laboratório;
Ò Saber de truques
e segredos da iluminação;
Ò Ver muitas
fotografias;
Ò Conhecer a
obra de fotógrafos consagrados;
Ò Ler a
história da fotografia;
Ò Discutir seus
conceitos e suas teorias;
Ò Entender de equipamentos;
Ò Atualizar-se,
pois está no campo da tecnologia;
Ò Fazer
descobertas a cada dia nesta ampla área da imagem.
Foto de Harold Edgerton, 1964.
Fotografia
- aspectos democratizantes:
Ò Popularização
da criação de imagens: suas emoções, seus pensamentos, seu modo de ver;
não era necessário saber uma técnica especial como a pintura;
Ò Posse de
imagens: seu próprio retrato e imagens de outros temas.
“A imagem não está limitada pela barreira dos idiomas ou da alfabetização” (KUBRUSLY, 1991, p. 12).
Curiosidades...
Ò Delaroche (pintor): viu na
fotografia uma ameaça a sobrevivência da pintura e dos pintores;
Ò Delacroix (pintor): usou
destemidamente a imagem fotográfica;
Ò George Eastman (funcionário do banco):
transformou a fotografia numa indústria.
Ò Edgar Allan Poe (escritor e pintor): disse que
esta invenção maravilhosa chegou tão tarde;
Ò Marshall McLuhan (professor,
sociólogo): “Eis o passo decisivo da era do Homem Tipográfico
para a era do Homem Gráfico”.
“Não apenas qualidade técnica, mero domínio científico de um meio, mas qualidade entendida como a resultante de todos os elementos que determinam e criam a imagem fotográfica” (KUBRUSLY, 1991).
Imagens de
Dan Chung, Olimpíadas de Londres em 2012.
Dan Chung
fotografando as Olimpíadas de Londres, 2012.
Mais informações:
Origem do nome fotografia:
Grécia: usada nos países ocidentais - foto = luz, grafia = escrita.
Fotografia:
arte de escrever com a luz.
Japão: usada nos países orientais - sha-shin =
reflexo da realidade.
Fotografia:
forma de expressão visual.
Portanto, fotografia é a linguagem e a forma de expressão
visual.
Hierarquia de Componentes numa Imagem:
A escrita icônica é
formada por componentes:
1.
Componentes vivos: humanos e animais;
2.
Componentes móveis: certos fenômenos e elementos naturais;
3.
Componentes fixos: objetos.
Na escrita
fotográfica há uma relação hierárquica entre os elementos: vivo, móvel e fixo.
Exceções:
Quando o componente
vivo ocupa espaço reduzido na foto.
Quando o componente
fixo representa uma coisa inabitual.
“O nosso ver é uma coisa
inteiramente dinâmica, assimétrica” (LIMA, 1998, p. 21).
Leitura da Fotografia:
Percepção: fase
puramente ótica; os olhos percebem
formas e tonalidades; etapa muito rápida, cerca de meio segundo;
Identificação: fase
às vezes ótica, às vezes mental, como a leitura de um texto. O leitor identifica os
componentes da imagem e registra mentalmente o conteúdo.
Interpretação: fase
puramente mental; quando se manifesta
o caráter polissêmico da fotografia. Cada pessoa interpreta de acordo com sua
cultura, profissão, sexo, idade, ideologia.
Os signos icônicos funcionam em dois
níveis: o descritivo (leitura) e o sugestivo (interpretação).
“A leitura de uma fotografia nos provoca, portanto, reações emocionais mais espontâneas e quase sempre mais intensas do que a leitura de um texto” (LIMA, 1998, 23).
Dica de Filme:
Sinopse:
Um dos filmes sobre
fotografia que mais me comove é esse documentário dos cineastas Zana Briski e
Ross Kauffman. Eles
queriam mostrar a vida das prostitutas do bairro da luz vermelha em Calcutá,
Índia. Ao chegar lá,
tiveram uma surpresa: o lugar era
cheio de crianças,
filhos e filhas das prostitutas. Enquanto as mães ganhavam a vida vendendo o
corpo, os maridos (sim, a maioria delas era casada) se embebedavam e usavam
drogas. Os filhos ficavam soltos nas ruas, esperando terem idade suficiente
para se tornarem como os pais.
Fonte: http://www.queimandofilme.com/2013/05/28/filme-nascidos-em-bordeis-criancas-da-luz-vermelha-de-calcuta/
Direção: Zana Briski e Ross Kauffman, 2004.
Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=E6xxSZzlCBI
Referências:
KUBRUSLY,
Cláudio Araújo. O que é fotografia. 4 ed. São Paulo: Brasiliense, 1991.
(Coleção Primeiros Passos, 82).
LIMA, Ivan. A fotografia é a sua linguagem.
Rio de Janeiro: Espaço e Tempo, 1998. (Coleção Antes, Aqui e Além).
Querida Ju! Parabéns pela iniciativa de fazer o blog. Seus alunos e demais internautas vão ter aulas virtuais fantásticas. Sucesso!
ResponderExcluirMuito obrigada Andrea! Essa é a ideia, publicar as aulas de fotografia. Grande abraço!
ExcluirMuito bom Ju, aproveite pra divulgar suas fotos, sua arte...eu sempre aprendendo...
ResponderExcluirOi Dandan, que lindo receber uma mensagem sua aqui meu grande mestre e amigo! Falei das suas aulas de artes esta semana aqui para meus alunos. Vou divulgar sim meus materiais aos poucos. Grande abraço!
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