¨Assunto:
objeto de registro;
¨Tecnologia:
técnica
do registro;
¨Fotógrafo:
autor
do registro, motivados
por
razões pessoais e/ou profissionais,
produção
a partir do processo cultural/estético/ técnico.
nCoordenadas de situação: contexto
histórico.
Espaço:
determinado
lugar;
Tempo:
determinada
época.
Outros tempos, Boris Kossoy, 1970.
Processo
de criação do fotógrafo: estético,
cultural e técnico.
Fotografia:
Componentes
de ordem material: recursos
técnicos, ópticos, químicos ou eletrônicos.
Componentes
de ordem imaterial:
pensamentos e cultura – processo de criação.
Motivação
pessoal ou profissional quando seleciona o assunto em função da
intencionalidade da imagem.
A
ação do fotógrafo é sempre uma sucessão de escolhas.
Etapas do processo fotográfico:
- Seleção do assunto;
- Seleção de equipamentos (câmera, objetivas, flash, filtros);
- Seleção do enquadramento, organização visual do assunto, composição da imagem;
- Seleção do momento;
- Seleção de material para ampliações das imagens;
- Seleção de ferramentas para edição das imagens – tratamento das fotografias.
A representação fotográfica se dá pela
relação fragmentação/congelamento:
Fragmentação:
assunto
selecionado do
real (recorte espacial) - ESPAÇO.
Congelamento:
paralisação
da cena (interrupção temporal) - TEMPO.
Fotografia:
Representação
a partir do real;
Documento
do real – fonte histórica.
Viagem pelo Fantástico, Surpresa
na Estrada, Boris Kossoy, 1970.
Dualidade
ontológica dos conteúdos fotográficos (registro e criação)
“A imagem fotográfica fornece provas, indícios, funciona sempre como documento iconográfico acerca de uma dada realidade” (KOSSOY, 1999, p. 33).
Índice:
prova,
constatação documental que o assunto representado existiu; a fotografia é o
rastro indicial
(marca luminosa), mesmo que seja algo produzido.
Ícone:
comprovação
documental da aparência do assunto; a tecnologia possibilita a obtenção de um
produto semelhante com o referente.
“A indexicalidade predomina na fotografia como um vestígio, como o protocolo de uma
experiência, como uma descrição, um testemunho. A iconicidade, por outro lado, predomina na
fotografia como um souvenir, como uma lembrança, uma apresentação e uma
demonstração” (SANTAELLA; NÖTH, 2008, p. 111).
Viagem pelo Fantástico, Noiva, Boris Kossoy, 1970.
Primeira realidade:
¨é o
passado;
¨é a
realidade do assunto em si na dimensão da vida passada;
¨história
particular do assunto independentemente da representação;
¨contexto
do assunto no momento do ato do registro;
¨realidade
das ações e técnicas do fotógrafo diante do tema no processo de criação;
¨instante
de curtíssima duração no ato do registro;
¨momento
que o referente reflete a luz que nele incide sobre a chapa sensível.
Segunda realidade:
¨é a
realidade do assunto representado na dimensão da imagem fotográfica;
¨documento
visual da aparência do assunto selecionado no espaço e no tempo;
¨é a
realidade fotográfica do documento, referência sempre presente de um passado
inacessível.
Realidade exterior: o
assunto representado configura o conteúdo da fotografia, a face aparente e
externa de uma história do passado, cristalizada expressivamente; aspecto
visível a realidade exterior da imagem que é o documento.
Brasília, 1972, Justiça e História, Boris Kossoy.
“A realidade
da fotografia reside
nas múltiplas
interpretações,
nas diferentes leituras que cada receptor dela faz num dado momento; tratamos,
pois, de uma expressão peculiar que suscita inúmeras interpretações” (KOSSOY, 1999, p. 38).
“Sabemos do tempo histórico da criação em função do tempo da
representação. O tempo da criação se refere ao próprio fato, no
momento em que este se produz, contextualizado social e culturalmente. É, no
entanto, um momento efêmero,
que desaparece, volatiliza-se,
está sempre no passado, insistentemente. No tempo da representação, os assuntos e fatos permanecem em
suspensão, petrificados eternamente, perpétuos se conservados” (KOSSOY, 2007, p. 134-135).
“A realidade está nas imagens, não no mundo concreto, pois
este é efêmero e aquela, perpétua” (KOSSOY, 2007, p. 142).
Referências:
KOSSOY,
Boris. Realidades e ficções na trama
fotográfica. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 1999.
KOSSOY,
Boris. Os tempos da fotografia: o
efêmero e o perpétuo. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2007.
SANTAELLA,
Lucia; NÖTH, Winfried. Imagem:
cognição,
semiótica,
mídia.
São Paulo: Iluminuras, 2008.
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