quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Imagem e Fotografia

Desde do nascimento as pessoas aprendem a simbolizar e decodificar símbolos estabelecidos. Como exemplo, cada maçã abaixo aciona diferentes conhecimentos: religioso, científico, cultural e tecnológico.



“O olhar é aprendido, é treinado, de forma articulada com outros olhares. O olhar não é individual, ele é determinado social e conjunturalmente. É em função do tipo de olhar de uma dada época que são determinados os tipos de imagens e de que forma as pessoas se relacionam com elas” (ACHUTTI, 1995, p. 432-433).

O estudo do Mito da Caverna de Platão serve para discutir as conceitos de imagens, sombras, realidade.

Fonte: http://www.brasilescola.com/filosofia/mito-caverna-platao.htm

História em quadrinhos de Maurício de Sousa: http://forum.jogos.uol.com.br/alegoria-da-caverna-que-serviu-de-base-para-matrix-retratado-em-quadrinhos-resumo-no-post-3_t_2512219


Régis Debray, filósofo francês, na obra Vida e morte da imagem: uma história do olhar no ocidente estuda a criação da imagem ao longo dos tempos, indica nesta pesquisa que existem três eras com diferentes objetivos e características: logosfera (olhar mágico), grafosfera (olhar estético) e videofesra (olhar econômico).


Diz-me o que vês, eu te direi por que vives e como pensas” (DEBRAY, 1994, p. 213).

Primeira fase - Logosfera: fase dos ídolos, as imagens tem poder, serve para enfrentar o mundo do sobrenarural, tem o objetivo de salvar e proteger, é o período da teocracia. A imagem abaixo é um imago, uma máscara usada durante os funerais na Antiguidade Romana.
Segunda fase - Grafosfera: fase da arte como a maior apreensão do mundo (século XV ao XIX), período da androcracia.
“A arte chega à imagem quando a magia se retira” (DEBRAY, 1994, p. 34).


Terceira fase - Videosfera: era do visual, as pessoas tem poder sobre o espaço, o tempo e os corpos, fase do consumo, período da  tecnocracia.


“A imagem auto-referente dos computadores permite visitar um prédio que ainda não está construído, andar em um carro que só existe no papel, pilotar avião falso em uma verdadeira cabine. [...] Eis o visual” (DEBRAY, 1994, p. 277).


A fotografia faz a transição das artes plásticas para as artes visuais. Em seguida, o cinema, a televisão, o vídeo e a computação. Em 1839, em Paris, foi oficialmente divulgada a invenção da fotografia. Inicialmente a fotografia foi amada e odiada (por parte dos pintores), trouxe mudanças de hábitos e formas de olhar o mundo.


“Para uma imagem alcançar eficácia simbólica, não basta que seja vista, ela tem que ser interpretada por um sujeito que compartilhe dos códigos simbólicos carregados pela imagem (ACHUTTI, 1995, 437).

Fotografar é participar na mortalidade, vulnerabilidade e mutabilidade de uma outra pessoa ou objeto. Cada fotografia testemunha a inexorável dissolução do tempo, precisamente por selecionar e fixar um determinado momento. [...] A fotografia é o inventário da mortalidade”.Susan Sontag (1986, 24, 70) 

Dica de Filme:

 Referências:


ACHUTTI, Luiz Eduardo Robinson. Imagem e Fotografia: aprendendo a olhar. In: Corpo e significado: ensaios de antropologia social. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 1995.
DEBRAY, Régis. Vida e morte da imagem: uma história do olhar no Ocidente. Tradução de Guilherme Teixeira. Petrópolis, RJ: Vozes, 1993. Título original: Viet et mort de l’imageUne histoire du regard en Occident.
SONTAG, Susan. Ensaios sobre fotografia. Lisboa: Dom Quixote, 1986.




Um comentário:

  1. Sinopse do documentário "Chasing Ice":

    James Balog, fotógrafo da revista National Geographic, passou a maior parte de sua vida sem acreditar no aquecimento global. Mas quando é enviado a regiões glaciais, ele encontra provas irrefutáveis da rápida transformação planetária. Surpreso com a paisagem, Balog desenvolve uma máquina fotográfica específica para as baixas temperaturas, no intuito de registrar da melhor maneira possível a mudança da superfícies fria dos polos terrestres.

    Direção: Jeff Orlowski, 2012.

    Trailer: http://www.adorocinema.com/filmes/filme-200355/trailer-19453167/

    Fonte: http://www.adorocinema.com/filmes/filme-200355

    ResponderExcluir