quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

O que é fotografia?

De acordo com Cláudio Araújo Kubrusly a fotografia tem vários conceitos, entre eles:

Ò  Imagem criada sem o auxílio das mãos, pela ação da luz;
Ò  Fragmento do tempo, retendo uma imagem que jamais se repetirá;
Ò  Processo de gravar e reproduzir imagens de tudo que nos cerca;
Ò  Documento histórico;
Ò  Possibilidade de preservar a fisionomia, o jeito, a alma de quem gostamos;
Ò  Meio de expressão social;
Ò  Arte visual;
Ò  Realidade representada;
Ò  Registro de eventos.

Foto de Harold Edgerton, 1987.

“A fotografia emergiu quase que como uma forma industrial da imagem, que nascia apoiada na misteriosa ‘máquina de pintar’. Para uma humanidade apaixonada, os frutos da máquina eram sempre bem-vindos” (KUBRUSLY, 1991, p. 10).

Para aprender fotografia é necessário:

Ò  Estudar a parte técnica;
Ò  Aprender os mistérios do laboratório;
Ò  Saber de truques e segredos da iluminação;
Ò  Ver muitas fotografias;
Ò  Conhecer a obra de fotógrafos consagrados;
Ò  Ler a história da fotografia;
Ò  Discutir seus conceitos e suas teorias;
Ò  Entender de equipamentos;
Ò  Atualizar-se, pois está no campo da tecnologia;
Ò  Fazer descobertas a cada dia nesta ampla área da imagem. 

Foto de Harold Edgerton, 1964.

Fotografia - aspectos democratizantes:
Ò  Popularização da criação de imagens: suas emoções, seus pensamentos, seu modo de ver; não era necessário saber uma técnica especial como a pintura;
Ò  Posse de imagens: seu próprio retrato e imagens de outros temas.

“A imagem não está limitada pela barreira dos idiomas ou da alfabetização” (KUBRUSLY, 1991, p. 12).

Curiosidades...

Ò  Delaroche (pintor): viu na fotografia uma ameaça a sobrevivência da pintura e dos pintores;
Ò  Delacroix (pintor): usou destemidamente a imagem fotográfica;
Ò  George Eastman (funcionário do banco): transformou a fotografia numa indústria.
Ò  Edgar Allan Poe (escritor e pintor): disse que esta invenção maravilhosa chegou tão tarde;
Ò  Marshall McLuhan (professor, sociólogo): “Eis o passo decisivo da era do Homem Tipográfico para a era do Homem Gráfico”.

“Não apenas qualidade técnica, mero domínio científico de um meio, mas qualidade entendida como a resultante de todos os elementos que determinam e criam a imagem fotográfica” (KUBRUSLY, 1991).
Imagens de Dan Chung, Olimpíadas de Londres em 2012.

Dan Chung fotografando as Olimpíadas de Londres, 2012.

Mais informações:

Origem do nome fotografia:

Grécia: usada nos países ocidentais - foto = luz, grafia = escrita.
              Fotografia: arte de escrever com a luz.
Japão: usada nos países orientais - sha-shin = reflexo da realidade.
              Fotografia: forma de expressão visual.
Portanto, fotografia é a linguagem e a forma de expressão visual.

Hierarquia de Componentes numa Imagem:

A escrita icônica é formada por componentes: 
1. Componentes vivos: humanos e animais;
2. Componentes móveis: certos fenômenos e elementos naturais;
3. Componentes fixos: objetos.

Na escrita fotográfica há uma relação hierárquica entre os elementos: vivo, móvel e fixo.

Exceções:
Quando o componente vivo ocupa espaço reduzido na foto.
Quando o componente fixo representa uma coisa inabitual.

“O nosso ver é uma coisa inteiramente dinâmica, assimétrica” (LIMA, 1998, p. 21).



Leitura da Fotografia:

Percepção: fase puramente ótica; os olhos percebem formas e tonalidades; etapa muito rápida, cerca de meio segundo;
Identificação: fase às vezes ótica, às vezes mental, como a leitura de um texto. O leitor identifica os componentes da imagem e registra mentalmente o conteúdo.

Interpretação: fase puramente mental; quando se manifesta o caráter polissêmico da fotografia. Cada pessoa interpreta de acordo com sua cultura, profissão, sexo, idade, ideologia.

Os signos icônicos funcionam em dois níveis: o descritivo (leitura) e o sugestivo (interpretação).

“A leitura de uma fotografia nos provoca, portanto, reações emocionais mais espontâneas e quase sempre mais intensas do que a leitura de um texto” (LIMA, 1998, 23).


Dica de Filme: 



Sinopse:
Um dos filmes sobre fotografia que mais me comove é esse documentário dos cineastas Zana Briski e Ross Kauffman. Eles queriam mostrar a vida das prostitutas do bairro da luz vermelha em Calcutá, Índia. Ao chegar lá, tiveram uma surpresa: o lugar era cheio de crianças, filhos e filhas das prostitutas. Enquanto as mães ganhavam a vida vendendo o corpo, os maridos (sim, a maioria delas era casada) se embebedavam e usavam drogas. Os filhos ficavam soltos nas ruas, esperando terem idade suficiente para se tornarem como os pais.
Fonte: http://www.queimandofilme.com/2013/05/28/filme-nascidos-em-bordeis-criancas-da-luz-vermelha-de-calcuta/

Direção: Zana Briski e Ross Kauffman, 2004.
Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=E6xxSZzlCBI

Referências:
KUBRUSLY, Cláudio Araújo. O que é fotografia. 4 ed. São Paulo: Brasiliense, 1991. (Coleção Primeiros Passos, 82).
LIMA, Ivan. A fotografia é a sua linguagem. Rio de Janeiro: Espaço e Tempo, 1998. (Coleção Antes, Aqui e Além).

4 comentários:

  1. Querida Ju! Parabéns pela iniciativa de fazer o blog. Seus alunos e demais internautas vão ter aulas virtuais fantásticas. Sucesso!

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    1. Muito obrigada Andrea! Essa é a ideia, publicar as aulas de fotografia. Grande abraço!

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  2. Muito bom Ju, aproveite pra divulgar suas fotos, sua arte...eu sempre aprendendo...

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    1. Oi Dandan, que lindo receber uma mensagem sua aqui meu grande mestre e amigo! Falei das suas aulas de artes esta semana aqui para meus alunos. Vou divulgar sim meus materiais aos poucos. Grande abraço!

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