1987: Chuck Close (1940) fez seu Autorretrato
em 9 partes com uma câmera Polaroid de grande formato, 51 X 61 cm, e faz uma
colagem em tamanho gigante (abaixo). “O objetivo não é apenas fazer um retrato, mas
expor do que um retrato é feito”, Close.
Em muitas de suas obras Close utiliza
diferentes materiais para fazer seus retratos, como a técnica da daguerreotipia e acrílico sobre tela, ao
buscar uma relação entre a pintura e a fotografia através do movimento do
hiper-realismo.
Esquerda: Phyllis,
1982. Papel colado sobre tela.
Direita: Elizabeth,1989. Óleo sobre tela.
Em 1987, o artista inicia uma série de retratos com pessoas famosas, inclusive com a fotógrafa Cindy Sherman.
Assim, com os diferentes materiais que existem desde o século XIX para
fotografia como linguagem, técnica e suporte, o retrato se multiplica de
estojos em metal forrados de veludo, álbuns com papeis especiais,
porta-retratos diferenciados e, ainda, a criação de artistas que faz da escolha
do material parte importante de sua obra.
Esquerda: Willem Dafoe.
Direita: Brad Pitt.
1988: O alemão Gerhard Richter (1932)
começa a pintar sobre fotografias e vem a criar mais de 700 fotos repintadas.
Retrato de Gerhard Richter, 1966.
“Seus trabalhos iniciais, denominados ‘fotopinturas’,
são pinturas de fotografias de um
conjunto heterogêneo de temas corriqueiros, perturbadores e abstratos, como
nuvens, portas e crânios, dispostos em grupos visuais alfabéticos para fugir de
qualquer organização subjetiva”.
Tudo sobre fotografia, 2012, p. 426
A primeira exposição individual
de Richter foi realizada numa loja de móveis em Düsseldorf, em 1963. Nesta
exposição, o artista apresentou pela primeira vez o estilo fotografia-pintura, tendo utilizado fotografias de paisagens, retratos e naturezas-mortas como
base para as suas pinturas.
Atlas. Plate 31 for 48 Portraits, 1971.
Atlas. Plate 422. Baysricher forest,1982.
Atlas. Plate 58. Double exposure.
1988: O artista austríaco Erwin Wurm (1954) inicia sua série Esculturas
de um minuto de pessoas em situações engraçadas e corriqueiras.
“Wurm brinca aqui com a noção psicanalítica do
inquietante, enquanto comenta a representação das mulheres na teoria
psicanalítica. Sua mescla estranha de formalismo e humor abala o observador e
questiona a natureza da escultura e os pressupostos do discurso psicanalítico".
Tudo sobre fotografia, 2012, p. 432
Desde o final da década de 1980, ele
desenvolveu uma série contínua de Esculturas de um minuto, em
que ele coloca a si mesmo ou seus modelos nos relacionamentos inesperados com
objetos do cotidiano, levando o espectador a questionar a própria definição de escultura. Ele procura usar o "caminho
mais curto" na criação de uma escultura - uma forma clara e rápida, às
vezes bem-humorado, de expressão. Como as esculturas são fugazes e
destina-se a ser espontânea e temporária, as imagens são apenas capturados em
fotos ou em filme.
1989: A exposição póstuma “Robert Mapplethorpe: O momento perfeito” faz turnê
de sucesso apesar de cancelada na Corcoran Gallery, Washington, D. C. em resposta aos
protestos dos republicanos contra a representação pelo fotógrafo de práticas
sadomasoquistas e homoerotismo. Robert Mapplethorpe morreu em 1989 como resultado de
complicações causadas pela Aids, tornando-se um líder póstumo da guerra
cultural.
Mapplethorpe nasceu em Nova York, em 1946, e faleceu em Boston, em 1989. Como fotógrafo teve grande rigor em
todos os aspectos da sua obra, criativos ou técnicos.
Esquerda: Retrato da modelo e atriz Grace Jones feito em 1984.
Direita: Dois homens dançando, 1984.
Conhecido como o documentarista da
cena sadomasoquista gay,
percorreu um longo caminho entre sua infância no Queens, em Nova York, até
o mundo GLS mais radical. Se sua vida teve vários desvios, sua arte
teve vários caminhos. Mas foi na fotografia que este homem dúbio e incansável
se afirmou.
Esquerda: Ajitto, 1981.
Direita: Truman Capote.
Expoente da pop art, retratou em suas fotos seus contemporâneos, como Andy Warhol, David Hockney e Patti Smith, com quem teve uma relação conturbada.
A foto Andy Warhol (1987) foi vendida por US$ 643.200,00.
“Robert Mapplethorpe realizou uma grande variedade de naturezas-mortas de flores, do final da década de 1970 até poucos meses antes de morrer, em 1989. Tulipas, orquídeas, íris, papoulas e copos-de-leite foram eternizados em suas imagens. Ele quase sempre separava suas flores-tema da natureza, isolando-as diante do fundo preto do estúdio. [...] Suas fotos faziam alusão à tradição seiscentista de pinturas evanescentes em que frutas e flores - entre as quais o copo-de-leite - simbolizavam o caráter efêmero da vida".
Tudo sobre fotografia, 2012, p. 521
Copo de leite, 1986. Foi capa da mostra "Robert Mapplethorpe: O momento perfeito" com mais de 150 fotos, que incluía nus e naturezas-mortas.
1989: O americano Herb Ritts
(1952-2002) fotografa Stephanie,
Cindy, Christy, Tatjana,
Naomi, Hollywood juntas
e nuas no chão do estúdio (abaixo). A foto foi produzida em forma de cartaz e
distribuída no mundo inteiro. Celebra a beleza do corpo de forma sensual e
ousada de Stephanie Seymour, Cindy Crawford, Christy Turlington, Tatjana Patitz, Naomi Campbell.
Fotógrafo de moda nasceu em Los
Angeles e se concentrou em preto-e-branco fotografia e retratos, muitas
vezes no estilo do clássico escultura grega.
Esquerda: John
Travolta.
Direita: Johnny
Depp.
Trabalhou para inúmeras revistas como Entrevista, Esquire, Mademoiselle, Glamour, GQ, Newsweek, Harpers Bazaar, Rolling
Stone, Tempo,Vogue, Allure, Vanity Fair
e Elle.
Esquerda: Madonna.
Direita: Britney Spears.
1989: O
Rebelde Desconhecido, também
conhecido como O Homem dos Tanques, é
como ficou conhecido o misterioso homem que ganhou fama em todo o mundo como
figura heróica
após ser filmado e fotografado durante os protestos na Praça da Paz Celestial em
Pequim, em 5 de junho de 1989. O
rapaz foi eleito pela revista Time como
uma das pessoas mais influentes do século XX. Sua identidade e seu paradeiro são
desconhecidos até hoje.Várias fotografias foram tiradas do homem, que
ficou em pé em frente a uma coluna de tanques chineses Type
59, forçando-os a parar. Esta imagem é do fotógrafo fotógrafo Jeff Widener.
Dica de Filme:
Sinopse: No futuro, o violento Alex (Malcolm McDowell), líder de uma gangue de delinquentes que matam, roubam e estupram, cai nas mãos da polícia. Preso, ele recebe a opção de participar em um programa que pode reduzir o seu tempo na cadeia. Alex vira cobaia de experimentos destinados a refrear os impulsos destrutivos do ser humano, mas acaba se tornando impotente para lidar com a violência que o cerca.
Direção: Stanley Kubrick, 1972.
Referências:
HACKING, Juliet (editora geral). Tudo sobre fotografia. Tradução de Fabiano Morais, Fernanda
Abreu e Ivo Korytowski.
Rio de Janeiro: Sextante, 2012. Título original: Photography: the whole story.
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