quinta-feira, 2 de abril de 2015

A Fotografia nos Anos 1960 - Parte 2

1965: O fotojornalista e cientista sueco Lennart Nilsson (1922) consegue fotografar um feto, em suas primeiras semanas de desenvolvimento. Os registros apareceram na capa da revista Life em 30 de abril de 1965 e tornaram o fotógrafo conhecido no mundo inteiro.

 

O trabalho de Nilsson está exposto em diversos locais, incluindo o Museu Britânico, em Londres , o Tokyo Fuji Art Museum e o Museu de Arte Moderna de Estocolmo. Desde 1998, o Prêmio Lennart Nilsson é dado em reconhecimento da fotografia científica, patrocinado pela fundação que leva seu nome.

 


1966: O thriller Blow up – Depois daquele beijo, de Michelangelo Antonioni, representa um dia na vida glamourosa de um impetuoso e cosmopolita jovem fotógrafo de moda, inspirado em David Bailey e Terence Donovan.

 
Esquerda: David Bailey em 1966 e 2010.
Direita: Terence Donovan.

David Bailey nasceu em Leytonstone, área a leste de Londres, Inglaterra, em uma família de classe média. A Segunda Guerra Mundial marcou sua infância, bem como a dislexia e dispraxia determinaram sua adolescência. Em 1956, no entanto, foi convocado para servir à Real Força Aérea (RAF) do Reino Unido em Singapura/Malásia, onde permaneceu até agosto de 1958. Comprou sua segunda câmera, uma Rolleiflex – a primeira máquina que usou foi uma Brownie, mas que pertencia a seus pais.

Capas da “Vogue” britânica de maio de 1966 e janeiro de 1975.

Ao retornar para o Reino Unido, em 1958, Bailey decidiu adotar a fotografia como profissão: tornou-se assistente de John French. Em 1960, passou a trabalhar como freelancer e iniciou uma parceria duradoura com a “Vogue” britânica, onde se estabeleceu como um dos grandes nomes da década ao criar retratos icônicos de celebridades como Mick Jagger, Andy Warhol, Roman Polanski e os Beatles. Paralelamente, Bailey capturou momentos históricos da “Swinging London”, fenômeno cultural que ele mesmo ajudou a criar e do qual foi protagonista.

 
Esquerda: Mick Jagger, em 1964.
Direita: The Rolling Stones 1964.

Terence Donovan foi um fotógrafo inglês e diretor de cinema (1936-1996), mais lembrado por sua fotografia de moda da década de 1960. Junto com David Bailey e Brian Duffy, ele ajudou a criar o Swinging London dos anos 1960: uma cultura de alta moda e celebridade chique. Donovan trabalhou para várias revistas de moda, incluindo Harpers Bazaar e Vogue, bem como dirigir cerca de 3.000 comerciais de TV.

 
Esquerda: Sophia Loren, 1963.
Direita: Diana, Princesa de Wales, 1986.


 
Esquerda: Cindy Crawford,1988.
Direita: Sean Connery, 1962.

1967: O francês Marc Riboud (1923) participou do grupo de fotógrafos da Agência Magnum que, a partir dos anos 50, transformou o fotojornalismo em um meio de expressão artística. Era o início da fotografia humanista, da qual Riboud tornou-se um ícone, quando a cobertura factual começou a ganhar um enfoque social e o trabalho de fotógrafo começou a ganhar características autorais.

Esquerda: Marc Riboud.
Direita: Paris, 1953.
Marc Riboud fotografa uma garota com uma flor diante de soldados americanos armados em um protesto antiguerra no Pentágono, durante a marcha em protesto contra a participação dos Estados Unidos na Guerra do Vietnam. A jovem americana, Jan Rose Kasmir, com uma flor nas mãos e um olhar doce, confrontava os soldados, em frente ao Pentágono. 

 
Esquerda: Washington, 1967.
Direita: Beijing, 1965.

Entre 1968 e 1969,  Marc Riboud realizou reportagens no Vietnã do Sul e Vietnã do Norte. Durante os anos 80 viajou com frequência ao Oriente e Extremo Oriente, realizou exposições em Paris, Londres, Nova York, Beijing, Hong Kong e Bilbao. Publicou ivros sobre a China, o Tibete e o Camboja. Em 2009, lançou "Algérie, Indépendance", pela editora Le Bec en l'air.

 
Esquerda: Torre Eiffel, Paris, 1953.
Direita: Atriz Gong Li, China, 1993.

1967Olympus Trip 35: Populariza as câmaras compactas 35 mm. A história da Olympus teve início no dia 12 de outubro de 1919 quando Takeshi Yamashita e Shintaro Terada fundam a empresa Takachiho Seisakush, que tinha como objetivo principal produzir microscópios e termômetros clínicos. Em 1936, lançaram no mercado a primeira lente fotográfica (ZUIKO) para a primeira máquina OLYMPUS, chamada Semi-Olympus I. 


1968: Uma das fotos dos anos 1960 se destaca das demais por sua natureza chocante: a imagem brutal capturada pelo americano Eddie Adams (1933-2004) do chefe de polícia, General Nguyen Ngoc Loan executando Nguyen Van Lem, um prisioneiro vietcongue, em uma rua de Saigon no dia 1º de fevereiro de 1968 (abaixo). Ela demonstra a desumanidade e os horrores aparentemente cotidianos da guerra. Eddie Adams ganha os prêmios Pulitzer e World Press Photo pela imagem em 1969.

 

Esquerda: Kek Galabru, 2000.
Direita: Freedom Neruda, Ivory Coast, 2000.

 
Esquerda: Uma mulher e seu filho a bordo do barco de refugiados no Golfo de Siam, 1977.
Direita: Kailash Satyarthi, Índia, 2000.

1969: John Lennon e Yoko Ono se casaram em 20 de março de 1969 e fizeram o Bed in, um protesto pacífico contra a guerra e para promover a paz. Deixaram a imprensa entrar no quarto de Hotel  Hilton de Amsterdã durante a lua de mel, de 25 a 31 de março.

1969: Em 20 de julho de 1969, a Apolo 11 chegou a lua com Neil Armstrong e Edwin E. “BuzzAldrin. O acontecimento foi visto por 600 milhões de pessoas através de televisores. A foto em questão mostra Buzz Aldrin, embora também seja possível ver o reflexo de Armstrong no visor de seu capacete. Esta imagem se tornou uma das imagens mais difundidas e icônicas da década. A câmera de Armstrong era uma versão especialmente adaptada da Hasselblad 500EL motorizada, equipada com uma lente Biogon e um filtro de polarização embutido.

Esquerda: Câmera Hasselblad 500El utilizada na Apollo 11.
Direita: Primeira foto tirada na Lua por Neil Armstrong em 20 de julho de 1969.

Buzz Aldrin na Lua, foto de Neil Armstrong, 1969.

A única câmera de fotos da Nasa que retornou à Terra após as diferentes missões Apollo na Lua entre 1969 e 1972 foi leiloada em Viena no dia 22 de março de 2014. O americano Jim Irwin utilizou a câmera “Hasselblad Lunar Module Pilot” em 1971 e tirou 299 fotografias em três dias na Lua durante a missão Apollo 15. O aparelho foi colocado à venda por um colecionador italiano, que a havia comprado de um americano. Uma pequena placa no interior da câmera, com o número 38, o mesmo que aparecia nas fotos da Nasa. Na casa de leilões Westlicht, em Viena, por um preço aproximado de US$ 1 milhão a câmera foi comprada pelo empresário japonês Terukazu Fujisawa.


1969: O escocês Iain Macmillan (1938-2006) tira em 8 de agosto a foto dos Beatles para a capa do álbum Abbey Road. MacMillan, um fotografo freelancer e amigo de John e Yoko, teve apenas 10 minutos para capturar a imagem. Ele estava em cima de uma escada de mão enquanto um policial suspendia o transito. A imagem icônica foi feita usando uma câmera Hasselblad com um a lente grande-angular de 50 milímetros, fixado em uma abertura de f22 e velocidade do obturador de 1/500 segundos. O Fusca na imagem encontra-se em um museu Volkswagen na Alemanha.


Dica de Filme:

Sinopse: Thomas (David Hemmings) é um fotógrafo de moda que não suporta mais o mundo em que vive, no qual jovens mulheres o perseguem para serem fotografadas na esperança de se tornarem grandes modelos. Um dia, ao passar por um parque de Londres, ele vê um casal à distância e resolve fotografá-los. Ao vê-lo Jane corre ao seu encontro, pedindo que lhe entregue os negativos das fotos. Ele se recusa e vai embora, mas ela descobre o endereço de seu estúdio e vai visitá-lo. Lá Jane tenta seduzi-lo e Thomas a engana, entregando outro rolo fotográfico. Ao revelar as fotos, Thomas percebe que pode ter documentado, sem querer, um assassinato.
Direção: Michelangelo Antonioni, 1966.

Referências:

HACKING, Juliet (editora geral). Tudo sobre fotografia. Tradução de Fabiano Morais, Fernanda Abreu e Ivo Korytowski. Rio de Janeiro: Sextante, 2012. Título original: Photography: the whole story.
REVISTA FHOX. Dez. 1999/jan. 2000. Ano XI. N. 58. São Paulo: Fhox, 1999.nSOUGEZ, Marie-Loup. História da Fotografia. Tradução de Lourenço Pereira. Lisboa: Dinalivro, 2001. Título original: Historia de la Fotografia.
SOUGEZ, Marie-Loup. História da Fotografia. Tradução de Lourenço Pereira. Lisboa: Dinalivro, 2001. Título original: Historia de la Fotografia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário