segunda-feira, 13 de abril de 2015

A Fotografia nos Anos 1980 - Parte 2

1981: Helmut Newton (1920-2004), grande fotógrafo de moda, era um criador de obras polêmicas como Sie Kommem (nuas e vestidas), 1981 (abaixo). Nasceu em Berlim e faleceu em Los Angeles, nascido Helmut Neustädter, foi um fotógrafo de moda alemão, naturalizado australiano, famoso por seus nus femininos.


Filho de um fabricante de botões judeu-alemão e de uma americana, desde muito jovem interessou-se pela fotografia, tendo trabalhado para a fotógrafa alemã Yva (Else Neulander Simon). Fugiu da Alemanha em 1938 para escapar à perseguição nazista aos judeus; trabalhou por algum tempo em Singapura, como fotógrafo da Straits Times, antes de se estabelecer em Melbourne, Austrália. Trabalhou para a Vogue francesa.

 

Criou um estilo muito particular de fotografia, marcado pelo erotismo, frequentemente com alusões sado-masoquistas e fetichistas. Sua notoriedade aumentou nos anos 1980 com a série "Big Nudes". 

 

Passou os últimos anos de sua vida em Monte Carlo e Los Angeles. Morreu em um acidente de automóvel na Califórnia. Suas cinzas foram enterradas em Berlim, Alemanha.

 

1982: A americana Laurie Simmons (1949) inicia sua série Ballet, sobrepondo bonecas de porcelana em posturas de dança a imagens existentes de bailarinas da vida real, numa expressão pós-modernista.


 

“Em Câmera ambulante I (Jimmy, a câmera/cor), uma figura dentro de uma enorme câmera-caixão é retratada em malha e sapatilhas de dança. A obra foi percebida como um comentário sobre a onipresença da câmera em nossa sociedade e seu papel definitivo como meio de vigilância e controle”.
Tudo sobre fotografia, 2012, p. 420


Série: "Love Dolls"

 

 

1984: Olimpíadas de Los Angeles: a grande festa dos esportes foi filmada também numa videocâmera Canon RC-701.

 

Dono do ouro nos 100 m peito na Olimpíada de 1984, o nadador norte-americano Steve Lundquist consola o colega John Moffett.

A norte-americana Valeria Brisco-Hooks se ajoelha para agradecer a vitória nos 400 m rasos nos Jogos Olímpicos.

Com mochila a jato, homem entrou voando no estádio Memorial Coliseum durante a cerimônia de abertura da Olimpíada de Los Angeles.

A chinesa Wu Jian se apresenta na prova do salto sobre o cavalo na Olimpíada de 1984, em Los Angeles.


1985: Steve McCurry fotografou a menina afegã Sharbat Gula,  em 1984, quando ela tinha 12 anos e se encontrava em um acampamento de refugiados no Paquistão (durante a guerra contra a invasão soviética). A imagem foi capa da revista National Geographic em 1985.

“A foto tirada por McCurry foi nomeada como a fotografia mais reconhecida na história da revista, e o que é mais curioso, é que em 2002 uma expedição da National Geographic viajou ao Afeganistão, com a missão de localizar essa menina dos olhos tão fortes, a pessoa da famosa fotografia. A expedição encontrou Sharbat Gula, então, com 30 anos de idade, numa região remota do Afeganistão. Ela foi reconhecida e teve sua identidade confirmada, através da tecnologia biométrica".


“A sua história foi mostrada na edição de abril de 2002 da revista, e em reconhecimento a Gula, a National Geographic criou um fundo de caridade com o objetivo de beneficiar as mulheres afegãs”.



Steve McCurry nasceu em Darby, na Pensilvânia, Estados Unidos em 23 de abril de 1950. Estudou cinematografia na Universidade do Estado da Pensilvânia, em 1968. No entanto acabou se formando em Artes Cênicas, graduando-se em 1974. Se interessou pela fotografia quando começou a produzir imagens para um jornal de sua universidade, chamado The Daily Collegian.

ÍNDIA. Jodhpur. 2007.

ÍNDIA. Mumbai (Bombay). 1996. Garoto vermelho durante o Festival Holi.

Começou a sua carreira de fotojornalista cobrindo a invasão soviética ao Afeganistão. McCurry utilizou vestimentas típicas para se disfarçar e esconder seu equipamento. Suas imagens estavam entre as primeiras do conflito e por isso foram largamente publicadas. Sua cobertura acabou ganhando a Medalha de Ouro Robert Capa de melhor reportagem fotográfica no exterior.

ÁSIA. BURMA. Kyaiktiyo. 1994. Rocha dourada. O Shwe Pye Daw, um lugar sagrado.

ÍNDIA. Rajasthan. 1996. Moradores que participam do Festival Holi.

ÍNDIA. Jodhpur, Rajasthan. 2010. Blue City.

EUA. New York City. 2001. O colapso do WTC visto de um telhado no Washington Square Park e da Quinta Avenida.

CAMBODIA. Angkor. 1999. Porteiro de Ta Prohm Wat, um templo de 2,5 acre abrigado no complexo de 148 hectares murado do século XII.




1985: A artista plástica chilena Lotty Rosenfeld (1943) realiza intervenções que perturbam o espaço público. Em Uma milha de cruzes na calçada (em frente ao palácio Presidencial de La Moneda, em Santigo, no Chile), ela colou faixas de tecido branco por cima da sinalização do asfalto em um cruzamento importante da cidade. Obra que realizou durante a ditadura militar do general Augusto Pinochet.


É uma artista visual e documentarista chilena. Além de seu trabalho com o Colectivo de Acciones de Artes (CADA), foi pioneira no campo do video art e video performance. Ganhou vários prêmios e constante participante em exposições internacionais, inclusive na Documenta 2007, ela tem trabalhos emblemáticos que incluem Una milla de cruces sobre el pavimento (1979), Una herida americana (1982), Paz para Sebastian Acevedo (1985), El padre mío (1985), Nicanor Parra (1991), May Day (1993), By pass (1997), El empeño latinoamericano (1998), ¿Quién viene con Nelson Torres? (2001) La guerra de Arauco (2001) e Moción de orden (2002).


1985: Os artistas suíços Peter Fischli (1952) e David Weiss (1946-2012) expõem sua série de 82 fotografias  Equilíbrio/Tarde tranquila na Galerie Monika Sprüth, em Colônia, Alemanha. Estabelecem a fotografia como meio pelo qual o artista consegue representar o lugar-comum como distorcido, contingente e precário. Com objetos do dia a dia, como utensílios de cozinha, legumes e garrafas, equilibrando-os em construções instáveis, como esculturas estranhas oscilando à beira do desabamento. Eles estão entre os artistas contemporâneos mais renomados da Suíça.

 

Entendidas como registros de esculturas e instalações, suas fotos pareciam manter certa subserviência diante de técnicas mais consagradas. Não demonstravam portanto a autoridade conquistada a duras penas pelos fotógrafos. [...] Se os registros de Fischli & Weiss parecem insuficientes para caracterizar uma arte fotográfica, é preciso notar que, também como escultura, as obras em questão são igualmente banais, num diálogo evidente com a tradição dos ready-mades. A dignidade da arte não é portanto a chave para pensar qualquer aspecto dessa produção”.
Ronaldo Entler

  

1987: Aplicação cada vez maior da imagem eletrônica  na ciência, indústria e comércio. Surgimento de um novo formato de película e câmara fotográfica, o APS- Advanced Photo System (Sistema Avançado de Fotografia). Desenvolvimento de um novo formato de registro fotográfico - o formato digital. É um sistema criado pelas empresas Canon, Fujifilm, Kodak, Minolta e Nikon, para informatizar o processo fotográfico, estabelecendo um novo padrão para a fotografia e consolidar os avanços técnicos e tecnológicos alcançados no decorrer do empreendimento. Câmeras APS têm a opção de gravar informações sobre a banda de 24 mm na forma de informações óticas e magnéticas. As informações gravadas na pista ótica necessitam ser reveladas. O bureau devolve o filme revelado no cartucho, com uma cópia índice, com todas as fotos aparecendo em miniatura na cartela, devidamente indexadas.

 

Dica de Filme:

Sinopse: No período entre as duas guerras mundiais, o famoso gerente de um hotel europeu conhece um jovem empregado e os dois tornam-se melhores amigos. Entre as aventuras vividas pelos dois, constam o roubo de um famoso quadro do Renascimento, a batalha pela grande fortuna de uma família e as transformações históricas durante a primeira metade do século XX.
Direção: Wes Anderson, 2014.

Referências:

BUITONI, Dulcilia Schroeder. Fotografia e jornalismo: a informação pela imagem. São Paulo: Saraiva, 2011. (Coleção: Introdução ao jornalismo; v. 6).

ENTLER, Ronaldo. Entre a memória e o esquecimento: o realismo da obra de Sophie Calle. In: Studium. Disponível em: <http://www.studium.iar.unicamp.br/22/05.html>. Acesso em: 22 mar. 2015.

HACKING, Juliet (editora geral). Tudo sobre fotografia. Tradução de Fabiano Morais, Fernanda Abreu e Ivo Korytowski. Rio de Janeiro: Sextante, 2012. Título original: Photography: the whole story.

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