quarta-feira, 15 de abril de 2015

A Fotografia nos Anos 1980 - Parte 3

1987: Chuck Close (1940) fez seu Autorretrato em 9 partes com uma câmera Polaroid de grande formato, 51 X 61 cm, e faz uma colagem em tamanho gigante (abaixo). “O objetivo não é apenas fazer um retrato, mas expor do que um retrato é feito”, Close.


Em muitas de suas obras Close utiliza diferentes materiais para fazer seus retratos, como a técnica da daguerreotipia e acrílico sobre tela, ao buscar uma relação entre a pintura e a fotografia através do movimento do hiper-realismo.

 
Esquerda: Phyllis, 1982. Papel colado sobre tela.
Direita: Elizabeth,1989. Óleo sobre tela.

Em 1987, o artista inicia uma série de retratos com pessoas famosas, inclusive com a fotógrafa Cindy Sherman. Assim, com os diferentes materiais que existem desde o século XIX para fotografia como linguagem, técnica e suporte, o retrato se multiplica de estojos em metal forrados de veludo, álbuns com papeis especiais, 
porta-retratos diferenciados e, ainda, a criação de artistas que faz da escolha do material parte importante de sua obra.

 
Esquerda: Willem Dafoe.
Direita: Brad Pitt.

1988: O alemão Gerhard Richter (1932) começa a pintar sobre fotografias e vem a criar mais de 700 fotos repintadas.

 
Retrato de Gerhard Richter, 1966.

“Seus trabalhos iniciais, denominados fotopinturas’, são pinturas de fotografias de um conjunto heterogêneo de temas corriqueiros, perturbadores e abstratos, como nuvens, portas e crânios, dispostos em grupos visuais alfabéticos para fugir de qualquer organização subjetiva”. 
Tudo sobre fotografia, 2012, p. 426 


A primeira exposição individual de Richter foi realizada numa loja de móveis em Düsseldorf, em 1963. Nesta exposição, o artista apresentou pela primeira vez o estilo fotografia-pintura, tendo utilizado fotografias de paisagens, retratos e naturezas-mortas como base para as suas pinturas.

Atlas. Plate 31 for 48 Portraits, 1971.

Atlas. Plate 422. Baysricher forest,1982.

Atlas. Plate 58. Double exposure.

1988: O artista austríaco Erwin Wurm (1954) inicia sua série Esculturas de  um minuto de pessoas em situações engraçadas e corriqueiras.


Wurm brinca aqui com a noção psicanalítica do inquietante, enquanto comenta a representação das mulheres na teoria psicanalítica. Sua mescla estranha de formalismo e humor abala o observador e questiona a natureza da escultura e os pressupostos do discurso psicanalítico".
Tudo sobre fotografia, 2012, p. 432

 

Desde o final da década de 1980, ele desenvolveu uma série contínua de Esculturas de um minuto, em que ele coloca a si mesmo ou seus modelos nos relacionamentos inesperados com objetos do cotidiano, levando o espectador a questionar a própria definição de escultura. Ele procura usar o "caminho mais curto" na criação de uma escultura - uma forma clara e rápida, às vezes bem-humorado, de expressão. Como as esculturas são fugazes e destina-se a ser espontânea e temporária, as imagens são apenas capturados em fotos ou em filme.

 

1989: A exposição póstuma “Robert Mapplethorpe: O momento perfeito” faz turnê  de sucesso apesar de cancelada na Corcoran Gallery, Washington, D. C. em resposta aos protestos dos republicanos contra a representação pelo fotógrafo de práticas sadomasoquistas e homoerotismo. Robert Mapplethorpe morreu em 1989 como resultado de complicações causadas pela Aids, tornando-se um líder póstumo da guerra cultural.

 

Mapplethorpe nasceu em Nova York, em 1946, e faleceu em Boston, em 1989. Como fotógrafo teve grande rigor em todos os aspectos da sua obra, criativos ou técnicos. 

 
Esquerda:  Retrato da modelo e atriz Grace Jones feito em 1984.
Direita: Dois homens dançando, 1984.

Conhecido como o documentarista da cena sadomasoquista gay, percorreu um longo caminho entre sua infância no Queens, em Nova York, até o mundo GLS mais radical. Se sua vida teve vários desvios, sua arte teve vários caminhos. Mas foi na fotografia que este homem dúbio e incansável se afirmou.

 
Esquerda: Ajitto, 1981.
Direita: Truman Capote.

Expoente da pop artretratou em suas fotos seus contemporâneos, como Andy Warhol, David Hockney e Patti Smith, com quem teve uma relação conturbada.

A foto Andy Warhol (1987) foi vendida por US$ 643.200,00.

“Robert Mapplethorpe realizou uma grande variedade de naturezas-mortas de flores, do final da década de 1970 até poucos meses antes de morrer, em 1989. Tulipas, orquídeas, íris, papoulas e copos-de-leite foram eternizados em suas imagens. Ele quase sempre separava suas flores-tema da natureza, isolando-as diante do fundo preto do estúdio. [...] Suas fotos faziam alusão à tradição seiscentista de pinturas evanescentes em que frutas e flores - entre as quais o copo-de-leite - simbolizavam o caráter efêmero da vida".
Tudo sobre fotografia, 2012, p. 521

 

 

Copo de leite, 1986. Foi capa da mostra "Robert Mapplethorpe: O momento perfeito" com mais de 150 fotos, que incluía nus e naturezas-mortas.

1989: O americano Herb Ritts (1952-2002) fotografa Stephanie, Cindy, Christy, Tatjana, Naomi, Hollywood juntas e nuas no chão do estúdio (abaixo). A foto foi produzida em forma de cartaz e distribuída no mundo inteiro. Celebra a beleza do corpo de forma sensual e ousada de Stephanie Seymour, Cindy Crawford, Christy Turlington, Tatjana Patitz, Naomi Campbell.



Fotógrafo de moda nasceu em Los Angeles e se concentrou em preto-e-branco fotografia e retratos, muitas vezes no estilo do clássico escultura grega.

 
Esquerda: John Travolta.
Direita: Johnny Depp.

Trabalhou para inúmeras revistas como EntrevistaEsquireMademoiselleGlamourGQNewsweekHarpers Bazaar, Rolling StoneTempo,VogueAllureVanity FairElle.

 
Esquerda: Madonna.
Direita: Britney Spears.

1989: O Rebelde Desconhecido, também conhecido como O Homem dos Tanques, é como ficou conhecido o misterioso homem que ganhou fama em todo o mundo como figura heróica após ser filmado e fotografado durante os protestos na Praça da Paz Celestial em Pequim, em 5 de junho de 1989. O rapaz foi eleito pela revista Time como uma das pessoas mais influentes do século XX. Sua identidade e seu paradeiro são desconhecidos até hoje.Várias fotografias foram tiradas do homem, que ficou em pé em frente a uma coluna de tanques chineses Type 59, forçando-os a parar. Esta imagem é do fotógrafo fotógrafo Jeff Widener.




Dica de Filme:

Sinopse: No futuro, o violento Alex (Malcolm McDowell), líder de uma gangue de delinquentes que matam, roubam e estupram, cai nas mãos da polícia. Preso, ele recebe a opção de participar em um programa que pode reduzir o seu tempo na cadeia. Alex vira cobaia de experimentos destinados a refrear os impulsos destrutivos do ser humano, mas acaba se tornando impotente para lidar com a violência que o cerca.
Direção: Stanley Kubrick, 1972.

Referências: 

HACKING, Juliet (editora geral). Tudo sobre fotografia. Tradução de Fabiano Morais, Fernanda Abreu e Ivo Korytowski. Rio de Janeiro: Sextante, 2012. Título original: Photography: the whole story.

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