segunda-feira, 11 de maio de 2015

A Fotografia no Século XXI - Parte 5


2010 - O húngaro Bence Maté, de 25 anos, ganhou um dos prêmios de Fotografia de Meio Ambiente de 2010, distribuído pela organização inglesa CIWEM, na categoria "Mundo Natural", após captar a imagem acima, de um beija-flor encarando uma víbora verde, prestes a dar o bote.

Captura imagens dos animais selvagens de perto, mas é especializado em aves. Seu apelido  é "o fotógrafo da vida selvagem invisível”. Ele pode passar dias, semanas ou até meses em silêncio escondido em um ambiente cuidadosamente projetado e construído. 

Ele diz: "Se um fotógrafo deseja capturar uma cena de ação rápida e emocionante de uma forma tecnicamente perfeito, ele ou ela deve, pelo menos, sabe, ou tentar adivinhar o que vai acontecer na frente da lente.
Basilisco Verde/double-crista atravessa a superfície da água, Santa Rita, Costa Rica.

Pelicanos dálmatas com contas abertas no Lago Kerkini, Grécia.

Garça-real (Ardea cinerea) que trava um peixe no rio Pripyat, Belarus.

Rolo europeu (Coracias garrulus) close-up em vôo, Pusztaszer, Parque Nacional Kiskunság.

Uma rã de olhos vermelhos na árvore (callidryas de Agalychnis) Santa Rita, Costa Rica.

Mais informações: www.matebence.hu

2010 Lançamento para o mercado consumidor da Fujifilm PinePix Real 3D W3, primeira câmera digital capaz de tirar fotografias e gravar vídeos em 3D.

2010 - O Instagram foi criado em outubro de 2010 pelo brasileiro Mike Krieger e pelo norte-americano Kevin Systrom, tendo como origem o Burbn, inicialmente era apenas para utilização através dos aparelhos iPhone da empresa Apple e, posteriormente, para aparelhos com sistema Android, da empresa Google. Em apenas três meses no mercado já era usado por 1 milhão de pessoas. Em abril 2012, este aplicativo foi comprado pela empresa Facebook por 1 bilhão de dólares com a  marca de 30 milhões de usuários. Em junho de 2013, foi lançado o suporte para vídeos de 15 segundos de duração, inserindo mais uma possibilidade de criação de imagens. Em dezembro de 2014, atingiu a marca de 300 milhões de usuários e a publicação de 60 milhões de fotografias por dia.

2010 A jovem afegã de 18 anos que posou para a controversa capa da revista "Time" deste mês, exibindo o nariz e as orelhas mutiladas como forma de denunciar a crueldade dos talibãs contra as mulheres, será operada na Califórnia, oeste dos Estados Unidos. A foto foi feita pela sul africana Jodi BieberSegundo a publicação, Aisha foi mutilada pelo marido como punição por ter fugido de casa. A jovem, que se casou ainda adolescente e fugiu de casa por causa dos maus-tratos que sofria do marido, disse que seu castigo foi aplicado com a aprovação de um comandante talibã, regime que aceita este tipo de punições contra as mulheres que se rebelam contra as suas leis.


A controversa capa da revista 'Time' com o título: 'O que acontece se deixarmos o Afeganistão‘.

2011 Em 2 de maio de 2011 houve a morte e captura de Osama Bin Laden, fundador do grupo terrorista Al-Qaeda. A morte ocorreu durante a Operação Lança de NeptunoNa Sala da Situação da Casa Branca, Barack Obama, o vice-presidente, Joe Biden, a secretária de Estado, Hillary Clinton, o secretário de Defesa, Robert Gates, o Conselheiro de Segurança Nacional, Tom Donilon, o chefe do Estado-maior, Bill Daley, e outros integrantes do Conselho de Segurança Nacional americano acompanharam ao vivo a operação “Geronimo”,  acompanharam com indisfarçável apreensão a maior e mais complexa operação secreta realizada pelos Estados Unidos desde o fim Guerra Fria.
Foto de Pete Souza na Sala de Situação da Casa Branca.

“A imagem publicada é apresentada ao mundo através da mídia como o final da caçada ao grande inimigo dos Estados Unidos pelo ataque terrorista. É uma prestação de contas pelos ataques ao Afeganistão, consequentemente apareceram imagens das pessoas nas ruas comemorando tal ato (TOREZANI, 2014, p. 14).


Na foto acima, publicada em preto-e-branco pelo Der Tzitung (“O Jornal”), a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, simplesmente não aparece. A explicação do jornal: “Não publicamos imagens de mulheres, o que de forma alguma as relega a um patamar inferior… Por conta de regras de modéstia, não somos permitidos a publicar fotografias de mulheres, e lamentamos se isso dá uma impressão de desprezo às mulheres, o que certamente nunca foi nossa intenção. Pedimos desculpas se isso foi visto como ofensivo”. 


Nesse dia, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, informou e à imprensa sobre a morte na cidade Abbottabad, no Paquistão.
Livro: Não Há Dia Fácil, Mark Owen e Kevin Maurer, 2012.
Filme: A hora mais escura, teve 5 indicações ao Oscar, inclusive de Melhor Filme. Ganhou de Edição de Som.

Dica de Filme:

Sinopse: Os ataques terroristas sofridos pelos Estados Unidos em 11 de setembro de 2001 deram início a uma época de medo e paranoia do povo americano em relação ao inimigo, onde todos os esforços foram realizados na busca pelo líder da Al Qaeda, Osama bin Laden. Maya (Jessica Chastain) é uma agente da CIA que está por trás dos principais esforços em capturar Laden, por ter descoberto os interlocutores do líder do grupo terrorista. Com isso ela participa da operação que levou militares americanos a invadir o território paquistanês, com o objetivo de capturar e matar bin Laden.
Direção: Kathryn Bigelow, 2013.

Referências:

HACKING, Juliet (editora geral). Tudo sobre fotografia. Tradução de Fabiano Morais, Fernanda Abreu e Ivo Korytowski. Rio de Janeiro: Sextante, 2012. Título original: Photography: the whole story.

TOREZANI, Julianna Nascimento. A fotografia de conflitos: da Primeira Guerra Mundial ao Ataque ao World Trade Center. In: Anais do XXXVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Foz do Iguaçu, PR: Intercom, 2014. Disponível em: http://www.portcom.intercom.org.br/navegacaoDetalhe.php?id=56193

Nenhum comentário:

Postar um comentário