quarta-feira, 27 de maio de 2015

História da Fotografia no Brasil - Século XX - De 1979 a 1981

1979: Fundação da Agência F4 em São Paulo por Juca Martins, Nair Benedicto, Ricardo Malta e Delfim Martins. Defendiam o reconhecimento do fotógrafo, construindo um verdadeiro projeto político para a categoria, discutindo questões de direito autoral, contratos entre empresa e profissional.

Juca Martins nasceu em Barcelos, Portugal, 1949 e mudou-se para o Brasil em 1957. Estudou técnica em impressão gráfica e laboratório fotográfico na Editora Abril (1967-1969). Atuou como repórter fotográfico nos jornais Folha de S. Paulo, Jornal da Tarde e Última Hora (1969), e trabalhou como freelance para as revistas Placar, Quatro Rodas, Realidade, Veja, Visão e Isto É. Em 1991, fundou a Pulsar Imagens com Laura Del Mar e Delfim Martins. Recebeu o Nikon Photo Contest International (1979 e 1981), o Prêmio Esso de Fotografia,(Brasil, 1980), o Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Direitos Humanos (Brasil, 1982) e o Prêmio Embratur – Revista Ícaro (1988).

Esta foto (abaixo) de Juca Martins retrata um desfile militar palestino em Beirute, em 1982, época da guerra civil entre cristãos falangistas e palestinos muçulmanos. Eu estava convidado pela Organização pela Libertação da Palestina, liderada por Yasser Arafat, para documentar a questão palestina no Líbano.

Esquerda: Manifestação contra o Custo de Vida, 1978. São Paulo.
Direita: Garimpo, Serra Pelada, 1980, Pará.

Nair Benedicto nasceu em São Paulo, em 1940. Formada em Comunicação pela USP (Universidade de São Paulo), é sócia fundadora da Agência F4 e do NafotoAtualmente dirige a N Imagens, através da qual veicula seu acervo e trabalhos. Documentou a situação da mulher e da criança na América Latina pela UNICEF e UNIFEM.

Tem fotos publicadas nas principais revistas nacionais e internacionais, assim como no acervo do Museu de Arte Moderna de Nova York, do Smithsonian de Washington, do Museu de Arte Moderna de São Paulo e no do Rio de Janeiro, e no Patrimônio Histórico da Cidade de São Paulo. Foi reconhecida com o Prêmio Trip Transformadores 2010. Foi a fotógrafa homenageada no Foto Fest POA 2012.
Esquerda: Mulheres do Sisal, 1985, Bahia.

Ricardo Malta nasceu em Volta Redonda, Rio de Janeiro, 1956. Fotografa profissionalmente desde 1976. Colaborou com as principais publicações nacionais e internacionais, como Time, Newsweek Photo, The New York Times e National Geographic.
Esquerda: Sem título, 1991, Salvador, Bahia.
Direita: Sem título, 1989, Olímpia, São Paulo.

Em 1992, atuou como diretor de fotografia do vídeo experimental Poeta bom é poeta morto de Clauf Rodrigues e desde então se dedica profissionalmente à fotografia e ao vídeo, realizando programas institucionais e campanhas do governo para a televisão. É sócio da BPC Imagens, que atua em diversas áreas da produção de imagens corporativas e no tratamento e manipulação de imagens digitais.

Sem título, 1989, Olímpia, São Paulo.

Delfim Martins nasceu em Barcelos, Portugal, 1951. Radicado no Brasil, iniciou a carreira de fotógrafo em 1973 na cidade de São Paulo. Em 1975, foi contratado pela revista Visão e posteriormente assumiu a direção do departamento fotográfico da revista (1979-1984).

A partir de 1984 passou a trabalhar para publicações e perfis institucionais de empresas. Em 1991, fundou com Laura Del Mar e Juca Martins, a Pulsar Imagens. A partir de 1986 dedicou-se principalmente a documentação da agricultura do estado de São Paulo e de outras regiões do Brasil.

1980: Fundação da Agência Ágil em Brasília por André Dusek, Milton Guran, Duda Bentes, Júlio Bernardes.
Reunião semanal da Agência Agil, Brasília (1983). Da esquerda para a direita: Julio Bernardes, Milton Guran, Kim-Ir-Sem, André Dusek e Duda Bentes.

André Dusek nasceu no Rio de Janeiro, 1956. Formou-se em Jornalismo pela Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (1979) e desde 1977 atua como repórter fotográfico. Trabalhou nas Revistas Manchete e Fatos&Fotos  (1978-1980), foi fotógrafo do Jornal Correio Braziliense (1980-1982) e da Agência Estado na sucursal de Brasília (1988-1994). 

Foi presidente da União dos Fotógrafos de Brasília (1993-1994) e diretor membro da Comissão de Ética do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito FederalDe1994 a 2006 foi subdiretor de fotografia da Revista Isto É na sucursal de Brasília. Integra a equipe de fotógrafos do jornal O Estado de São Paulo.
Esquerda: Afonso Arinos, 1987, Brasília.
Direita: Ulisses Guimarães, 1987, Brasília.

Milton Guran nasceu no Rio de Janeiro, 1948. Obteve o título de Mestre em Comunicação Social pela Universidade de Brasília (1991) e de doutor em Antropologia pela École des Hautes Études en Sciences Sociales, em Marselha, França (1996). Repórter fotográfico desde 1973, trabalhou no Jornal de Brasília , em 1978. Foi presidente da União dos Fotógrafos de Brasília (1980-1982) e secretário da Federação Nacional dos Jornalistas (1980-1983).

Trabalhou como fotógrafo do Museu do Índio/Funai, Rio de Janeiro, de 1986 a 1989. Recebeu a Bolsa Vitae de Artes/Fotografia (1990). Dedicado ao estudo da utilização da fotografia como instrumento de pesquisa em Ciências Sociais, é professor adjunto do Instituto de Humanidades da Universidade Cândido Mendes, Rio de Janeiro.
Esquerda: Escola Kayapó, Aldeia Djetuktire, 1991, Pará.
Direita: Kamayurá, 1978, Xingu.

1980: O fotógrafo e professor Boris Kossoy divulgou em um simpósio nos Estados Unidos a pesquisa que resultou na primeira edição de seu livro, "Hercule Florence - A descoberta da fotografia no Brasil", lançada em 1980.

1981: O brasileiro Sebastião Salgado foi o único fotógrafo a registrar a tentativa de assassinato do então presidente norte-americano Ronald ReaganAs imagens foram publicadas no The New York Times.

Sebastião Ribeiro Salgado nasceu em Aimorés, Minas Gerais em 1944. Formado em Economia, realiza doutorado nesta área pela Université de Paris. Entre 1971 e 1973, trabalha para a Organização Internacional do Café, em Londres. Durante viagem à África, na qual coordena um projeto sobre a cultura do café em Angola, decide tornar-se fotógrafo. Reside em Paris a partir de 1974, e trabalha para as agências Sygma (até o ano seguinte) e Gamma, entre 1975 e 1979. Documenta conturbados acontecimentos sociais e políticos na Europa e na África. Em 1979, ingressa na agência Magnumna qual permanece até 1994, ano em que cria a própria empresa, a Amazonas Imagens.

Salgado, em 1986, faz a foto Mina de ouro, Serra Pelada, Brasil, numa perspectiva ampla que mostra uma massa densa de corpos se espalhando como formigas por uma cratera sem fim.

Na década de 1980, trabalha por 15 meses com o grupo francês Médicos Sem Fronteiras, percorrendo a região do Sahel, na África, e registrando a devastação causada pela seca. Lança em Paris, em 1986, a obra Sahel: o Homem em Agonia, publicado pelo Centre National de la Photographie, em benefício dos Médicos Sem Fronteiras e editado pela Prisma Presse. 

Produz, entre 1986 e 1992, a série Trabalhadores, em que documenta o trabalho manual e as difíceis condições de vida dos trabalhadores em várias regiões do mundo. Lança em São Paulo o livro Trabalhadores: uma arqueologia da era industrial, pela Companhia das Letras em 1996.
 

Salgado, em 1997, lança em São Paulo Terra, com prefácio de José Saramago, pela Companhia das Letras, sobre a mudança nas relações de produção do trabalho.

Realiza viagens pela América Latina, entre 1977 e 1984, documentando as condições de vida dos camponeses e dos índios, que divulga no livro Autres Ameriques, de 1986. Salgado lança em São Paulo a obra Outras Américas em 1999.

Esquerda: Oaxaca, México, 1980.
Direita: Primeira comunhão em Juazeiro do Norte, Brasil, 1981.

Salgado lança Êxodos e Retratos de Crianças do Êxodo em 2000.

Salgado lança O fim da pólio (2003).
Esquerda: Capa do livro.
Direita: Campanha de vacinação contra a pólio em Gof Gudod, região de Baidoa. Somália. 2001.

Salgado lança Um incerto estado de graça em 2004.

Em 2005 lança O berço da desigualdade. sobre a diversidade das situações educativas pelo mundo e a esperança em mudá-la. Com fotos de um dos maiores fotojornalistas do Brasil, Sebastião Salgado e texto do ex-ministro da educação Cristovam Buarque, o livro é um convite à reflexão sobre a precária educação no Brasil e em outros países como Peru, Afeganistão e Quênia.

Esquerda: Quênia - Escola na região do Lago Turcana, 1986.
Direita: Afeganistão - Escola em um campo de refugiados, 1996.

Salgado lança África em 2007.

Salgado lança Gênesis em 2013.

“Minhas fotografias são um vetor entre o que acontece no mundo e as pessoas que não têm como presenciar o que acontece. Espero que a pessoa que entrar numa exposição minha não saia a mesma”, Sebastião Salgado.  

Dica de Filme:

Sinopse: Salomé (Betty Faria), Lorde Cigano (José Wilker) e Andorinha são três artistas ambulantes que cruzam o país juntamente com a Caravana Rolidei, fazendo espetáculos para o setor mais humilde da população brasileira e que ainda não tem acesso à televisão. A eles se juntam o sanfoneiro Ciço (Fábio Jr.) e sua esposa, Dasdô (Zaira Zambelli), e a Caravana cruza a Amazônia até chegar a Brasília.
Direção: Carlos Diegues, 1979.

Referências: 

BUITONI, Dulcilia Schroeder. Fotografia e jornalismo: a informação pela imagem. São Paulo: Saraiva, 2011. (Coleção Introdução ao Jornalismo; v. 6).

HACKING, Juliet (editora geral). Tudo sobre fotografia. Tradução de Fabiano Morais, Fernanda Abreu e Ivo Korytowski. Rio de Janeiro: Sextante, 2012. Título original: Photography: the whole story.

OLIVEIRA, Erivam Morais de; VICENTINI, Ari. Fotojornalismo: uma viagem entre o analógico e o digital. São Paulo: Cengage Learning, 2009.

SOUSA, Jorge Pedro. Exemplos de diversidade: alguns fotógrafos documentaristas contemporâneos. In: Uma história crítica do fotojornalismo ocidental. Chapecó: Argos; Florianópolis: Letras Contemporâneas, 2004.
nTexto sobre Sebastião Salgado, p. 189-192

TITO, Fábio. Descoberta da fotografia no Brasil faz 180 anos despercebida por brasileiros. Disponível em: <http://g1.globo.com/fotos/noticia/2012/08/descoberta-da-fotografia-no-brasil-faz-180-anos-despercebida-por-brasileiros.html>. Acesso em 29 mar 2013.

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