terça-feira, 26 de maio de 2015

História da Fotografia no Brasil - Século XX - De 1961 a 1978

1961: Gordon Parks (1912-2006) fez um giro pela América Latina com o projeto de fotografar a miséria e a pobreza para a revista Life Magazine com a série Crisis in Latin América”. A matéria “Uma família das favelas do Rio – a miséria, inimiga da liberdade” mostra o cotidiano de uma família branca e pobre em que Flávio cuida de seus irmãos mais novos na ausência dos pais, com a chamada “Um menino que leva o peso do mundo”.

Parks acompanha a vida de Flávio e o reencontra em 1976, publicando em 1978 o livro FlavioOs leitores norte americanos fazem doações a Life para ajudar Flávio e sua família. Parks compra uma casa de alvenaria em um bairro de classe média, roupas e alimentos. 

Flávio é levado para os Estados Unidos para tratar a asma e mora com uma família portuguesa.

“A edição redentora traz Flávio na capa, em página colorida, sorrindo, deitado em uma cama com brancos lençóis, agarrado a um cachorrinho de pelúcias e o título da capa é a resposta aos dedicados e altruístas leitores norte-americanos da revista: O Resgate de Flávio: Americanos o trazem da favela do Rio para ser curado”.
Fernando de Tacca, 2006

Em resposta as matérias sobre Flávio e sua família na revista Life, a revista O Cruzeiro envia para Nova York o fotógrafo Henri Ballot para mostrar uma família branca porto-riquenha pobre moradora de um cortiço. 

O título da matéria é “O Repórter Henri Ballot descobre em N. York um novo recorde americano: MISÉRIA”. 

Ballot: “Para os leitores que não viram a reportagem de Life’, queremos esclarecer que seguimos, propositalmente, o mesmo roteiro e mesma paginação daquela revista”.

1964: “Durante o regime militar que se instalou no Brasil com o golpe de 1964, a imprensa foi alvo da censura política. Muito já se escreveu sobre os versos de Camões que substituíam os trechos censurados de matérias do jornal O Estado de S. Paulo; as receitas de doces e salgados, que preenchiam os espaços vazios remanescentes dos cortes impostos pelos censores do Jornal da Tarde, ou os ‘diabinhos’ que exerciam a mesma função na revista Veja’”.

Boris Kossoy, 2007, p. 124-126
Fotografia feito pelo fotógrafo Evandro Teixeira, Rio de Janeiro, 1968.

A Tribuna da Imprensa, Pasquim, Opinião, Movimento, entre outros órgãos de imprensa, além do teatro, da música e das artes em geral, igualmente estiveram sob a mira da censura. Jornalistas, chargistas, fotógrafos buscavam ‘fórmulas’ que pudessem driblar as arbitrariedades da repressão”.
Boris Kossoy (2007, p. 126)

1965: Câmara Rio-400 - homenagem aos 400 anos do Rio de Janeiro e precursora da fotografia de amador no Brasil.

1965: O Jornal da Tarde retoma a tendência de abrir espaço para a fotografia. Os jornalistas Mino Carta e Murilo Felisberto são os responsáveis por essa renovação visual, que tem como principais fotógrafos Jorge Bodansky, Oswaldo Maricato e Geraldo Guimarães.

1966: Surgimento da revista Realidade da Editora Abril. Uma revista que praticou jornalismo de grandes reportagens com texto e foto, trabalhando com um estética documental. Buscava registros da realidade sobre temas como racismo, drogas, liberação sexual, casamento de padres, conflitos internacionais. Circulou até janeiro de 1976.
Capa da primeira edição da revista "Realidade“.

1968: De agosto 1968 a julho de 1976, funcionou em São Paulo, a Enfoco - Escola de FotografiaAo ser demitido da sucursal do Jornal do Brasil, em maio de 1968, Cláudio Kubrusly criou a EnfocoVários fotógrafos que, posteriormente, se destacaram no cenário da fotografia brasileira passaram pelos bancos da Enfoco.

1968: Lançamento da revista Veja da Editora AbrilEra uma revista semanal como a Time norte-americana, com a proposta de trazer informação e interpretação.

1970:  Pelé comemora o tri-campeonato na Copa do Mundo do México, em 1970, a seleção brasileira ganhou da Itália. Na foto abaixo, "Pelé, Tostão (à esquerda) e Jairzinho comemoram um gol do melhor jogador do mundo" (KOSSOY; SCHWARCZ, 2012, p. 340). Foto de Orlando Abrunhosa.

1976: Boris Kossoy apresenta as experiências de Hércules Florence no III Simpósio Internacional de Fotografia da Photographic Historical Society of Rochester (Estados Unidos), comprovando seu pioneirismo.

Dica de Filme:

Sinopse:O jornalista Fernando (Pedro Cardoso) e seu amigo César (Selton Mello) abraçam a luta armada contra a ditadura militar no final da década de 60. Os dois alistam num grupo guerrilheiro de esquerda. Em uma das ações do grupo militante, César é ferido e capturado pelos militares. Fernando então planeja o sequestro do embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Charles Burke Elbrick (Alan Arkin), para negociar a liberdade de César e de outros companheiros presos.
Direção: Bruno Barreto, 1997.

Referências:

BUITONI, Dulcilia Schroeder. Fotografia e jornalismo: a informação pela imagem. São Paulo: Saraiva, 2011. (Coleção Introdução ao Jornalismo; v. 6).

KOSSOY, Boris. Os tempos da fotografia: o efêmero e o perpétuo. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2007.

KOSSOY, Boris; SCHWARCZ, Lilia Moritz. Um olhar sobre o Brasil: a fotografia na construção da imagem da nação: 1833-2003. Rio de Janeiro: Objetiva, 2012.

OLIVEIRA, Erivam Morais de; VICENTINI, Ari. Fotojornalismo: uma viagem entre o analógico e o digital. São Paulo: Cengage Learning, 2009.

TACCA,  Fernando de. O Cruzeiro versus Paris Match e Life Magazine: um jogo especular. In:In: Líbero. Ano IX, n. 17, Jun. 2006. Disponível em: http://casperlibero.edu.br/wp-content/uploads/2014/05/O-Cruzeiro-versus-Paris-Match-e-Life-Magazine.pdf

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