1935: Apresentação pela Kodak do filme Kodachrome
(reproduz cores e imagens para slides) de 16 mm, o primeiro cromo colorido.
Invento de Leopold Godowsky e Leopold Mannes. Filme colorido de
transparência que revolucionou o mercado.
Leopold Godowsky e Leopold Mannes.
“As
três camadas da emulsão encontram-se sobrepostas sobre a mesma película e com
uma espessura total não superior ao de uma película normal a preto e branco.
Uma camada só é sensível às radiações azuis, outra às verdes e a terceira às
vermelhas. As camadas revelam-se sucessivamente com reveladores acopladores de
cores que convertem o brometo de prata em determinadas cores. Em seguida, por
inversão destas cores, obtém-se a reprodução final da imagem positiva num
diapositivo único” (SOUGEZ, 2001, p. 190).
1936: Filme Kodachrome 35 mm, o primeiro filme
colorido de sucesso comercial. Em 2009, o último rolo deste filme foi fabricado
e coube a Steve McCurry utilizar as últimas 36 cenas. A produção consta de
imagens nos Estados Unidos, na Turquia e na Índia. Buscou pessoas e lugares
importantes de cada país. O resultado pode ser visto também em vídeo. Estas
cenas renderam publicação em revista e exposição.
New York, New York, USA.
Ator Robert De Niro em sua sala de projeção
em Tribeca, NYC.
Mumbai, Índia.
Amitabh Bachchan,
o ator mais importante na história do cinema indiano.
Rajasthan, Índia.
Rabari Magician.
Rajasthan, Índia.
Rabari Girl.
Istanbul,Turkey.
Fotógrafo turco Ara Guler, apelidado de "O Olho
de Istambul" é o decano dos fotógrafos turcos.
New York, New York, USA.
Steve McCurry.
Galeria com todas as fotos: http://stevemccurry.com/galleries/last-roll-kodachrome
Vídeo sobre a produção destas fotos: https://www.youtube.com/watch?v=DUL6MBVKVLI&t=27
1936: Introdução da
célula foto-elétrica (fotômetro) nas câmaras fotográficas.
1932: Emmanoel
Sougez (1889-1972) aposta na fotografia pura, de acordo com a Nova
Objetividade, mas com toque latino. Fundou e dirigiu o serviço fotográfico da L’llustration.
Fotografou nus e naturezas mortas. Foi um dos fundadores do grupo Le
Rectangle em 1936, parte dos membros voltou a agrupar-se com o nome de Les
XV, em 1946.
Esquerda: "Nature morte (Societe Agricole de
Rouquefort)". c1936.
Direita: "Rayons
d'automne". c1938.
1936:
O húngaro Robert Capa (Andrei Friedmann, 1913-1954) realiza a
famosa fotografia Morte de um soldado Republicano (abaixo). Tirada durante os primeiros
meses de guerra no front de Córdoba. Foi publicada pela revista francesa Vu.
O seu primeiro trabalho de repórter de guerra foi durante a Guerra Civil
Espanhola. Para Capa: “Se suas fotografias não são boas o suficiente, você não
está perto o suficiente”.
1936: Henry
Robinson Luce funda a Revista Life nos Estados Unidos. A Life
acolheu boa parte dos grandes repórteres alemães, ao mesmo tempo que surgiam
repórteres americanos. Após quatro meses de circulação ultrapassa 1 milhão de
exemplares por semana. A primeira capa tem uma foto da fotógrafa americana
Margaret Bourke-White.
1936: Gisèle
Freunde nasceu em 1912 na Alemanha e naturalizada francesa estudou
fotografia pelo viés sócio-histórico. Instalou-se em Paris em 1936 e depois de
doutora-se em Sociologia, com a tese “A fotografia na França no século XIX”,
escreveu vários livros e fez reportagens, retratos de personalidades, como a
série de James Joyce. Pertenceu a equipe da Life e foi do quadro da
Agência Magnum.
Direita: Simone de Beauvoir.
Esquerda: Eva Duarte Perón.
Direita: Marcel Duchamp.
Esquerda: Jean Paul Sartre.
Direita: Frida Kahlo no jardim da
Casa Azul.
1937: A
Resettlement Administration criado em 1935 pelo Presidente Roosevelt converteu
no Farm Security Administration que existiu até 1943. O órgão visava combater
os efeitos sociais e econômicos devastadores da Grande Depressão. A FSA contratou 20 fotógrafos, cerca de 77 mil imagens
obtidas entre 1935 e 1942 estão na Biblioteca do Congresso, em Washington. Os
fotógrafos da FSA desenvolveram uma imagem da identidade americana como forte e
resistente em um momento de colapso econômico.
Uma das principais fotógrafas do Farm Security
Administration foi Dorothea Lange (1895-1965), pedagoga que estudou em
Sorbonne. Sua foto de uma mãe e seus filhos passando fome de 1936, “Mãe
migrante, Nipomo, Califórnia” (abaixo), chamou atenção para as provações dos
fazendeiros californianos. A foto de Florence Owens Thompson, que cresceu no
Território Indígena da Nação Cherokee em Oklahoma, foi a fotografia mais famosa
do projeto. Seu trabalho na FSA tratou da corrente migratória para a
Califórnia. Também fez reportagens para a Life na América Latina e na
Ásia.
Com o propósito de documentar os horrores
provenientes dessa situação, Dorothea Lange publica seu livro The American
Exodus (O Êxodo Americano), com texto de Paul Taylor. O livro foi utilizado
para um relatório do Congresso Americano e, com esse projeto, Lange fez da
situação, um problema conhecido nacionalmente, tendo suas fotos publicadas em
inúmeros jornais e revistas.
Esquerda: Esposa de trabalhador imigrante no
Texas, 1932.
Direita: Família saindo do Texas para a
Califórnia, 1936.
Esquerda: Família de trabalhadores migrantes que
fugiam da seca em Oklahoma, 1936.
Direita: Garota em acampamento na cidade de
Oklahoma, 1936.
Mais informações: http://www.unicap.br/galeria/pages/?p=8107
1938:
André Breton viaja ao México e vê os trabalhos de fotógrafos de vanguarda
como Manuel Alvarez Bravo (1902-2002), que ele considera surrealistas. Sua
obra mostra a cultura nativa, as pessoas e a paisagem do México. As fotos
servem como arquivo permanente da vida mexicana no século XX.
Os agachados (abaixo): “Capta a vida
mexicana diária com um grupo de trabalhadores anônimos sentados num bar. Os
homens parecem acorrentados uns aos outros, embora os bancos do bar é que
estejam acorrentados. Alvarez Bravo costumava
ocultar o rosto dos seus fotografados (aqui as cabeças dos homens estão
na sombra), buscando simbolizar a sociedade como um todo, em vez de indivíduos”
(TUDO SOBRE FOTOGRAFIA, 2012, p. 241).
Dois pares de pernas (1928/1929).
Esquerda: Anjo do terremoto.
Direita: Filha dos dançarinos, 1933.
1939:
O estilo dadaísta foi traduzido na fotografia de moda do alemão Erwin
Blumenfeld (1897-1969). Ele fotografou Lisa Fonssagrives nas vigas da Torre
Eiffel para uma edição especial da Vogue francesa em maio celebrando o
50º aniversário da marca icônica (abaixo). Ele foi preso durante e guerra e
passou por campos de concentração, em 1941 fugiu para Nova York e continuou a
trabalhar com fotografia de moda.
A exposição Blumenfeld Studio: New York
1941 – 1960 conta com mais de noventa impressões, totalmente
restauradas em cores, recortes de publicações originais e filmes de moda
raramente vistos, datados do início dos anos 1960. Já foi apresentada na
França, Alemanha, Inglaterra, Itália, China e Brasil.
“Rage for Color”, 1958.
Altamente inovador e muitas vezes contrariando o
tradicionalismo, Blumenfeld desenvolveu seu próprio estilo, usando
fotomontagem, solarização, slides coloridos e técnicas híbridas. Desde o início
de sua carreira, foi influenciado pela ideia da fotografia como arte, desejando
ser respeitado como artista de vanguarda, em vez de fotógrafo de moda.
Esquerda: The Picasso Girl, 1947.
Direita: Audrey Hepburn, 1955.
Esquerda: "Vogue” americana de abril de 1954.
Direita: “Vogue” americana de 1950.
1939: O alemão Horst
P. Horst (1906-1999) foi um grande fotógrafo de moda e de retratos do
século XX, do pré e pós guerra. Inspirou-se no design da Bauhaus, no
surrealismo e no neorromantismo. Tinha fascínio pelas formas, proporções e
poses da escultura grega clássica. Começou a fotografar para Vogue em
1931. Seu nome era Horst Paul Albert Bohrmann estudou Artes em Hamburgo e
arquitetura com o modernista Le Corbusier em Paris.
Espartilho de Mainbocher, 1939.
Esquerda: Muriel Maxwell para a revista Vogue,
1939.
Direita: Marlene Dietrich vestindo Christian
Dior, para a Vogue americana, dezembro de 1947.
Esquerda: Coco Chanel, 1937.
Direita: Yves Saint Laurent num jardim, 1986.
Dica
de Filme:
Sinopse: Walter Mitty (Ben
Stiller) é o responsável pelo departamento de arquivo e revelação de
fotografias da tradicional revista Life. Ele é um homem tímido, levando uma
vida simples, perdido em seus sonhos. Ao receber um pacote com negativos do
importante fotógrafo Sean O'Connell (Sean Penn), ele percebe que está faltando
uma foto. O problema é que trata-se justamente da foto escolhida para ser a
capa da última edição da revista. É quando, Walter, com o apoio de Cheryl
(Kristen Wiig) é obrigado a embarcar em uma verdadeira aventura.
Direção:.Ben Stiller, 2013.
Referências:
BUITONI, Dulcilia Schroeder. Fotografia e
Jornalismo: a informação pela imagem. São Paulo: Saraiva, 2011.
HACKING, Juliet (editora geral). Tudo sobre
fotografia. Tradução de Fabiano Morais, Fernanda Abreu e Ivo Korytowski.
Rio de Janeiro: Sextante, 2012. Título original: Photography: the whole story.
OLIVEIRA, Erivam Morais de; VICENTINI, Ari. Fotojornalismo:
uma viagem entre o analógico e o digital. São Paulo: Cengage Learning,
2009.
REVISTA FHOX. Dez. 1999/jan. 2000. Ano XI. N. 58.
São Paulo: Fhox, 1999.
SENAC. DN. Fotógrafo: o olhar, a técnica e o
trabalho. Rose Zuanetti; Elizabeth Real, Nelson Martins et al. Rio de Janeiro:
Ed. Senac nacional, 2004.
SOUGEZ, Marie-Loup. História da Fotografia. Tradução
de Lourenço Pereira. Lisboa: Dinalivro, 2001. Título original: Historia de la
Fotografia.
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