1888: George Eastman produz a sua primeira
câmara fotográfica Kodak, com sistema de "bate-pronto", com o slogan:
“Você aperta o botão e nós fazemos o resto”. Fotografia para o grande público. Indústria
de revelação e ampliação em massa.
Na Kodak, o cliente
compra a câmera, por 25 dólares (600 dólares em valores atuais), chamada “Kodak
100 vistas” carregada com um rolo de filme com 100 chapas, depois de
fotografar, leva de volta à fábrica para os processos de revelação e fixação
das imagens e retorna com a câmera e mais um rolo de 100 chapas de papel. “Seu
uso dispensa estudos preliminares, laboratórios ou produtos químicos”, escreveu
Eastman no manual de instruções. Foi uma revolução, pois o fotógrafo agora
devia apenas bater a chapa.
1888: Foi fundada por um grupo de cientistas e intelectuais,
em Washington D. C., Estados Unidos, uma sociedade voltada à pesquisa
geográfica: National Geographic Society, responsável pelo lançamento da revista
com o mesmo nome. Em 2002, a equipe da revista fez uma edição especial com as
100 Melhores fotos, dividida em 3 partes: As faces humanas; O reino dos
idomáveis; A caminho dos extremos.
“Nós da National Geographic, tivemos o privilégio de contar com homens e mulheres que visitaram praticamente todos os lugares do mundo recolhendo imagens fotográficas para o deleite de nós todos. Arriscando por vezes a vida, feridos por fragmentos de bomba ou mordidas de tubarão, eles reuniram o que talvez seja a melhor coleção de fotos já publicada por uma revista”.Bill Allen
Quando isso não ocorre, como na Somália, a longa espera vira desespero. Esta imagem, feita em 1993, de uma mulher baidoa morrendo de fome ainda assombra Robert Caputo. “Não dá para se envolver muito, pois aí seria impossível trabalhar. Mas, se isso não nos emociona, algo está errado”.Robert Caputo, Agosto de 1993
Tosquiar metade de um carneiro parecia um jeito simples de mostrar o crescimento da lã – mas Cary Wolinsky não sabia que os animais tenderiam a perder o equilíbrio e tombar. Após muitas tentativas, este espécime “tornou-se nosso herói”, diz Wolinsky.Cary Wolinsky, Maio de 1988
1889: Henry M. Reichenbach, químico da Kodak, produz o negativo a base de nitrocelulóide e gelatina. A Kodak coloca no mercado o primeiro filme fotográfico de película transparente. Nesta época, o tempo de exposição já alcançava a fração de 1/10 segundos.Os despojos do Titanic, a mais de 3 mil metros no fundo do Atlântico Norte, repousaram por 73 anos até que, em 1985, Robert Ballard localizou o famoso transatlântico afundado por um iceberg. A seção frontal, de 137 metros, surge num mosaico de 108 fotos, tiradas por uma câmera presa a um cabo. Holofotes poderosos instalados em submergíveis revelam a prova incrustada de sedimentos.Emory Kristof, Dezembro de 1999
1890: Jacob
Riis (1849-1914), jornalista, usa fotos para ilustrar histórias sobre as
favelas da cidade de Nova Iorque. Publica How The Other Half Lives (Como
vive a outra metade), um ensaio fotográfico com texto escrito por ele mesmo,
denunciando a miséria de trabalhadores, provocada pela Revolução Industrial e
as péssimas condições de vida de muitas áreas urbanas das novas cidades
norte-americanas. Jacob Riis usou pó de magnésio para criar um flash para as
fotografias noturnas.
“Riis havia sentido na própria pele as dificuldades e humilhações a que os imigrantes recém-chegados eram submetidos (ele emigrou da Dinamarca para os Estados Unidos aos 21 anos). Quando finalmente conseguiu um emprego na agência de notícias New York News Association, desmaiou de fome no seu primeiro dia de trabalho” (TUDO SOBRE FOTOGRAFIA, 2012, p. 155).
“Inquilinos de um cortiço na Bayard Street, cinco
centavos a vaga”.
1891: Thomas
Rudolf Dallmeyer regista a patente da primeira teleobjetiva.
1891: O americano
Thomas Edison (1847-1932) inventa o kinetoscópio, aparelho que reproduzia,
junto à retina, imagens em movimento, por meio da passagem rápida de filmes
contendo fotografias sequenciadas. Os filmes eram rolos de 25 mm de negativo flexível
à base de celulóide, perfurados nas extremidades. Apenas uma pessoa por vez
poderia visualizar a sequência de imagem no interior da caixa do kinetoscópio.
1893: Louis
Boutan realiza na França as primeiras fotografias submarinas.
1895:
Os irmãos Auguste e Louis Lumiére fazem uma demonstração pública
do primeiro cinematógrafo e tiram a patente do instrumento que transportava
definitivamente para a tela a imagem em movimento.
1895: O físico
alemão Wilhelm Röntgen fotografa a mão de Bertha, sua esposa, produzindo
a primeira imagem de raios X a revelar ossos humanos. Produziu radiação
electromagnética nos comprimentos de onda correspondentes aos
atualmente chamados raios X. Foi laureado com o primeiro Nobel de
Física, em 1901, por suas descobertas.
1900: Surgimento
da câmera Brownie da Kodak projetada por Frank Brownell
(nome de um personagem de história em quadrinhos famoso na época criado pelo
canadense Palmer Cox). Foi a primeira câmara de "massas“, era de uso
simples e de baixo custo, contribuindo para a popularização da fotografia. O
objetivo era atingir milhões de pessoas de baixo poder aquisitivo que até então
não tinham acesso às máquinas fotográficas. A câmera custava um dólar americano
e tirava oito fotos por rolo de filme.
1900:
Willian Henry Jackson (1843-1942), norte-americano, no fim do século XIX
e início do século XX, faz algo mais do que gravar um acontecimento, usa suas
fotos para persuadir e convencer. Fotos do oeste americano, da área de
Yellowstone ajudam a persuadir o Congresso a estabelecer o Parque Nacional de
Yellowstone. Nesta época, o tempo de exposição é de 1/50 segundos.
1900:
O francês Eugène Atget (1857-1927) fotografa cenas de rua e a
arquitetura de Paris com uma linguagem fotográfica diferente, captando a beleza
do detalhe incomum. Produziu cerca de 10 mil imagens com poucas figuras
humanas. Berenice Abbott (1898-1991) adquiriu o acervo de fotografias de Atget
de 8000 fotografias em 1926 e estas imagens foram publicadas por Camile Rechet
em 1927.
A foto Joueur d’Orgue (1898-1899) foi vendida
por US$ 686.500,00.
Shoelace Vendor, c. 1898. Cour, Rue de Valence, June 1922. Luxembourg, 1899.
Dica de Filme 1: “Viagem a Lua”
Sinopse: O professor Barbenfouillis (Georges Méliès) convence seus
colegas a participarem de uma viagem de exploração à Lua. Eles partem em uma
nave que aterrissa no olho direito da Lua. Lá eles encontram habitantes hostis
que o levam ao seu rei. Os terráqueos conseguem fugir quando descobrem que os
inimigos viram fumaça a um simples toque de um guarda-chuva.
Direção: George Méliès, 1902.
Dica
de Filme 2:
Sinopse: Paris, anos 30. Hugo Cabret (Asa Butterfield) é um órfão que
vive escondido nas paredes da estação de trem. Ele guarda consigo um robô
quebrado, deixado por seu pai (Jude Law). Um dia, ao fugir do inspetor (Sacha
Baron Cohen), ele conhece Isabelle (Chloe Moretz), uma jovem com quem faz
amizade. Logo Hugo descobre que ela tem uma chave com o fecho em forma de
coração, exatamente do mesmo tamanho da fechadura existente no robô. O robô
volta então a funcionar, levando a dupla a tentar resolver um mistério mágico.
Direção: Martin Scorsese, 2012.
Referências:
BUITONI,
Dulcilia Schroeder. Fotografia e jornalismo: a informação pela imagem.
São Paulo: Saraiva, 2011. (Coleção: Introdução ao jornalismo; v. 6).
HACKING,
Juliet (editora geral). Tudo sobre fotografia. Tradução de Fabiano
Morais, Fernanda Abreu e Ivo Korytowski. Rio de Janeiro: Sextante, 2012. Título
original: Photography: the whole story.
OLIVEIRA,
Erivam Morais de; VICENTINI, Ari. Fotojornalismo: uma viagem entre o
analógico e o digital. São Paulo: Cengage Learning, 2009.
REVISTA
FHOX. Dez. 1999/jan. 2000. Ano XI. N. 58. São Paulo: Fhox, 1999.
SENAC. DN. Fotógrafo:
o olhar, a técnica e o trabalho. Rose Zuanetti; Elizabeth Real, Nelson
Martins et al. Rio de Janeiro: Senac Nacional, 2004.
SOUGEZ,
Marie-Loup. História da Fotografia. Tradução de Lourenço Pereira.
Lisboa: Dinalivro, 2001. Título original: Historia de la Fotografia.
TURAZZI,
Maria Inez; FUNARTE. Poses e trejeitos: a fotografia e as exposições na
era do espetáculo (1839/1889). Rio de Janeiro: FUNARTE: Rocco, 1995.
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