1816: O militar e
cientista francês Joseph Nicéphore Niépce (1765-1833) influenciado pelas
técnicas utilizadas para fazer gravuras, associou seus estudos à técnica de
água-forte (usando placa metálica), conseguindo bons resultados em cópia de contato
na obtenção de matrizes para impressão (litografia). Porém, esses resultados
foram poucos práticos e Niépce viu-se obrigado a procurar outras substâncias
que pudessem registrar a imagem formada pela câmera obscura.
1819: O cientista
John Frederick William Herschel (1792-1871), demonstra as propriedades
do hipossulfeto de sódio, como fixador para as fotografias.
Retrato feito por Julia Margaret
Cameron, 1867
1826: Utilizando
uma câmara escura Niépce realiza com sucesso aquela que é considerada a primeira
fotografia permanente do mundo, após oito horas de exposição de uma placa
de estanho sensibilizada com betume da Judéia (espécie de asfalto existente na
região da Palestina), por fim submeteu esta placa a um banho de essência de
alfazema. Niépce chamou a técnica de heliografia, isto é, “escrita com
luz solar”, a imagem mostra os telhados do vilarejo vistos de sua casa de campo
de Le Gras, na vila de Saint Loup de Varenne, perto de Chálon-sur-Saóne, sua
cidade natal na França. A obra encontra-se na Harry Ransom Center, na
Universidade do Texas, em Austin, nos Estados Unidos.
Vista de Gras, França
1827: Niépce
associa-se ao pintor Louis Jacques Mandé Daguerre (1787-1851), inventor
do diorama, que consistia em um teto de efeitos a base de luz de velas.
A sociedade não prospera e após a morte de Niépce, em 1833, Daguerre continua o
trabalho, substituindo o betume da Judéia por prata. Daguerre descobre a
fotosensibilidade do iodeto de prata, ao expor na câmara escura placas
de cobre recobertas com prata polida e sensibilizadas sobre o vapor de iodo,
formando uma capa de iodeto de prata sensível à luz. O processo é chamado de daguerreótipo
(ou daguerreotipia).
“A daguerreotipia aparentava-se conceitualmente à pintura por seu caráter de imagem única. Por isso não é de se estranhar que o daguerreótipo tenha obtido sucesso notável junto à burguesia emergente da época, ávida por símbolo de status capaz de aproximá-la da nobreza, dona do privilégio de ter seus retratos únicos eternizados pelos pintores” (SENAC, 2004, p. 160).
1833: Início das
experiências do escritor, cientista, poliglota, viajante e ex-membro do parlamento
inglês William Henry Fox Talbot (1800-1877), que culminaram de uma
técnica que permitia o registro de uma imagem sobre papel sensibilizado por
ação da luz emulsionado de nitrato de prata.
1835: Talbot, na
Inglaterra, inventa um processo denominado Calótipo ou Talbótipo
(Calotipia ou Talbotipia) e produz fotografias permanentes. Um processo
semelhante aos anteriores, mas, quando exposta a luz, produz um negativo e
através da técnica de contato obtém-se o positivo. As cópias fotográficas,
obtidas por contato, eram realizadas em papel salgado, com uso de um
“sanduíche” de vidro em um chassi da madeira exposto à luz do sol. Usava como
fixador o hipossulfeto de sódio.
1837: Daguerre
faz parceira com seu cunhado, Alphonse Giraux, para construir comercialmente o
daguerreótipo. É o início da indústria fotográfica.
“O ateliê do artista, o primeiro daguerreótipo a ser exposto, revelado e fixado com sucesso” (TUDO SOBRE FOTOGRAFIA, 2012, p. 18).
1839:
Daguerre vende sua idéia ao governo francês por uma pensão vitalícia de 6
mil francos – padronizava os processos químicos de revelação e fixação da
imagem. No dia 19 de agosto a descoberta é descrita publicamente, em reunião
conjunta das Academias de Ciências e de Belas-Artes da França (Académie des
Beaux-Arts e Académie des Sciences) com o discurso de Jean François Dominique
Aragô. Por isso, no dia 19 de agosto é comemorado o Dia do Fotógrafo e Dia
Mundial da Fotografia.
Na Inglaterra, John Herschel, em uma conferência na
Royal Society, emprega as expressões “fotografia”, “negativo” e “positivo”.
O primeiro ser humano a aparecer numa fotografia ocorre
quando Daguerre fotografa do alto um boulevard parisiense. Um homem pára
numa esquina para engraxar os sapatos, sem saber que será a primeira vítima da
objetiva.
Boulevard du Temple, Paris, Daguerre, 1839.
Dica de Filme:
Sinopse: Nos
primeiros anos do século XIX, em meio ao radicalismo da Inquisição e à iminente
invasão da Espanha pelas tropas de Napoleão Bonaparte (Craig Stevenson), o
gênio artístico do pintor espanhol Francisco Goya (Stellan Skarsgard) é
reconhecido na corte do Rei Carlos IV (Randy Quaid). Inés (Natalie Portman), a
jovem modelo e musa do pintor, é presa sob a falsa acusação de heresia. Nem as
intervenções do influente Frei Lorenzo (Javier Bardem), também retratado por
Goya, conseguem evitar que ela seja brutalmente torturada nos porões da Igreja.
Estes personagens e os horrores da guerra, com os seus fantasmas, alimentam a
pintura de Goya, testemunha atormentada de uma época turbulenta.
Direção: Milos Forman, 2007.
Referências:
HACKING,
Juliet (editora geral). Tudo sobre fotografia. Tradução de Fabiano
Morais, Fernanda Abreu e Ivo Korytowski. Rio de Janeiro: Sextante, 2012. Título
original: Photography: the whole story.
OLIVEIRA,
Erivam Morais de; VICENTINI, Ari. Fotojornalismo: uma viagem entre o
analógico e o digital. São Paulo: Cengage Learning, 2009.
REVISTA
FHOX. Dez. 1999/jan. 2000. Ano XI. N. 58. São Paulo: Fhox, 1999.
SENAC. DN. Fotógrafo:
o olhar, a técnica e o trabalho. Rose Zuanetti; Elizabeth Real, Nelson
Martins et al. Rio de Janeiro: Senac Nacional, 2004.
SOUGEZ,
Marie-Loup. História da Fotografia. Tradução de Lourenço Pereira.
Lisboa: Dinalivro, 2001. Título original: Historia de la Fotografia.
TURAZZI,
Maria Inez; FUNARTE. Poses e trejeitos: a fotografia e as exposições na
era do espetáculo (1839/1889). Rio de Janeiro: FUNARTE: Rocco, 1995.
Amei a postagem, Ju! O blog tá super legal!!
ResponderExcluirMuito Obrigada Amanda! Grande abraço!
Excluiradorei as postagens. me lembra as aulas maravilhosas.
ResponderExcluirMuito obrigada Francisco! Grande abraço!
ExcluirQuase 20 anos depois e esse artigo continua sendo incrívelmente didático. Obrigado Julianna <3
ResponderExcluir