sábado, 21 de março de 2015

A Fotografia Anos 1930 – Parte 2

1935: Apresentação pela Kodak do filme Kodachrome (reproduz cores e imagens para slides) de 16 mm, o primeiro cromo colorido. Invento de Leopold Godowsky e Leopold Mannes. Filme colorido de transparência que revolucionou o mercado.
  
Leopold Godowsky e Leopold Mannes.


“As três camadas da emulsão encontram-se sobrepostas sobre a mesma película e com uma espessura total não superior ao de uma película normal a preto e branco. Uma camada só é sensível às radiações azuis, outra às verdes e a terceira às vermelhas. As camadas revelam-se sucessivamente com reveladores acopladores de cores que convertem o brometo de prata em determinadas cores. Em seguida, por inversão destas cores, obtém-se a reprodução final da imagem positiva num diapositivo único” (SOUGEZ, 2001, p. 190).

1936: Filme Kodachrome 35 mm, o primeiro filme colorido de sucesso comercial. Em 2009, o último rolo deste filme foi fabricado e coube a Steve McCurry utilizar as últimas 36 cenas. A produção consta de imagens nos Estados Unidos, na Turquia e na Índia. Buscou pessoas e lugares importantes de cada país. O resultado pode ser visto também em vídeo. Estas cenas renderam publicação em revista e exposição.


New York, New York, USA.
Ator Robert De Niro em sua sala de projeção em Tribeca, NYC.

Mumbai, Índia.
Amitabh Bachchan, o ator mais importante na história do cinema indiano.

Rajasthan, Índia.
Rabari Magician.

Rajasthan, Índia.
Rabari Girl.

Istanbul,Turkey.
Fotógrafo turco Ara Guler, apelidado de "O Olho de Istambul" é o decano dos fotógrafos turcos.


New York, New York, USA.
Steve McCurry.


Vídeo sobre a produção destas fotos: https://www.youtube.com/watch?v=DUL6MBVKVLI&t=27

1936: Introdução da célula foto-elétrica (fotômetro) nas câmaras fotográficas.

1932: Emmanoel Sougez (1889-1972) aposta na fotografia pura, de acordo com a Nova Objetividade, mas com toque latino. Fundou e dirigiu o serviço fotográfico da L’llustration. Fotografou nus e naturezas mortas. Foi um dos fundadores do grupo Le Rectangle em 1936, parte dos membros voltou a agrupar-se com o nome de Les XV, em 1946.

Esquerda: "Nature morte (Societe Agricole de Rouquefort)". c1936.
Direita: "Rayons d'automne". c1938.

1936: O húngaro Robert Capa (Andrei Friedmann, 1913-1954) realiza a famosa fotografia Morte de um soldado Republicano (abaixo). Tirada durante os primeiros meses de guerra no front de Córdoba. Foi publicada pela revista francesa Vu. O seu primeiro trabalho de repórter de guerra foi durante a Guerra Civil Espanhola. Para Capa: “Se suas fotografias não são boas o suficiente, você não está perto o suficiente”.
 

1936: Henry Robinson Luce funda a Revista Life nos Estados Unidos. A Life acolheu boa parte dos grandes repórteres alemães, ao mesmo tempo que surgiam repórteres americanos. Após quatro meses de circulação ultrapassa 1 milhão de exemplares por semana. A primeira capa tem uma foto da fotógrafa americana Margaret Bourke-White.
 

1936: Gisèle Freunde nasceu em 1912 na Alemanha e naturalizada francesa estudou fotografia pelo viés sócio-histórico. Instalou-se em Paris em 1936 e depois de doutora-se em Sociologia, com a tese “A fotografia na França no século XIX”, escreveu vários livros e fez reportagens, retratos de personalidades, como a série de James Joyce. Pertenceu a equipe da Life e foi do quadro da Agência Magnum.
 
Direita: Simone de Beauvoir.

 
Esquerda: Eva Duarte Perón.
Direita: Marcel Duchamp

 
Esquerda: Jean Paul Sartre.
Direita: Frida Kahlo no jardim da Casa Azul.

1937: A Resettlement Administration criado em 1935 pelo Presidente Roosevelt converteu no Farm Security Administration que existiu até 1943. O órgão visava combater os efeitos sociais e econômicos devastadores da Grande Depressão. A FSA contratou  20 fotógrafos, cerca de 77 mil imagens obtidas entre 1935 e 1942 estão na Biblioteca do Congresso, em Washington. Os fotógrafos da FSA desenvolveram uma imagem da identidade americana como forte e resistente em um momento de colapso econômico.
 

Uma das principais fotógrafas do Farm Security Administration foi Dorothea Lange (1895-1965), pedagoga que estudou em Sorbonne. Sua foto de uma mãe e seus filhos passando fome de 1936, “Mãe migrante, Nipomo, Califórnia” (abaixo), chamou atenção para as provações dos fazendeiros californianos. A foto de Florence Owens Thompson, que cresceu no Território Indígena da Nação Cherokee em Oklahoma, foi a fotografia mais famosa do projeto. Seu trabalho na FSA tratou da corrente migratória para a Califórnia. Também fez reportagens para a Life na América Latina e na Ásia.

Com o propósito de documentar os horrores provenientes dessa situação, Dorothea Lange publica seu livro The American Exodus (O Êxodo Americano), com texto de Paul Taylor. O livro foi utilizado para um relatório do Congresso Americano e, com esse projeto, Lange fez da situação, um problema conhecido nacionalmente, tendo suas fotos publicadas em inúmeros jornais e revistas.

Esquerda: Esposa de trabalhador imigrante no Texas, 1932.
Direita: Família saindo do Texas para a Califórnia, 1936.

Esquerda: Família de trabalhadores migrantes que fugiam da seca em Oklahoma, 1936.
Direita: Garota em acampamento na cidade de Oklahoma, 1936.



1938: André Breton viaja ao México e vê os trabalhos de fotógrafos de vanguarda como Manuel Alvarez Bravo (1902-2002), que ele considera surrealistas. Sua obra mostra a cultura nativa, as pessoas e a paisagem do México. As fotos servem como arquivo permanente da vida mexicana no século XX.


Os agachados (abaixo): “Capta a vida mexicana diária com um grupo de trabalhadores anônimos sentados num bar. Os homens parecem acorrentados uns aos outros, embora os bancos do bar é que estejam acorrentados. Alvarez Bravo costumava  ocultar o rosto dos seus fotografados (aqui as cabeças dos homens estão na sombra), buscando simbolizar a sociedade como um todo, em vez de indivíduos” (TUDO SOBRE FOTOGRAFIA, 2012, p. 241).

Dois pares de pernas (1928/1929).

Esquerda: Anjo do terremoto.
Direita: Filha dos dançarinos, 1933.

1939: O estilo dadaísta foi traduzido na fotografia de moda do alemão Erwin Blumenfeld (1897-1969). Ele fotografou Lisa Fonssagrives nas vigas da Torre Eiffel para uma edição especial da Vogue francesa em maio celebrando o 50º aniversário da marca icônica (abaixo). Ele foi preso durante e guerra e passou por campos de concentração, em 1941 fugiu para Nova York e continuou a trabalhar com fotografia de moda.
 

A exposição Blumenfeld Studio: New York 1941 – 1960  conta com mais de noventa impressões, totalmente restauradas em cores, recortes de publicações originais e filmes de moda raramente vistos, datados do início dos anos 1960. Já foi apresentada na França, Alemanha, Inglaterra, Itália, China e Brasil.
 “Rage for Color”, 1958.

Altamente inovador e muitas vezes contrariando o tradicionalismo, Blumenfeld desenvolveu seu próprio estilo, usando fotomontagem, solarização, slides coloridos e técnicas híbridas. Desde o início de sua carreira, foi influenciado pela ideia da fotografia como arte, desejando ser respeitado como artista de vanguarda, em vez de fotógrafo de moda.


Esquerda: The Picasso Girl, 1947.
Direita: Audrey Hepburn, 1955.

Esquerda: "Vogue” americana de abril de 1954.
Direita: “Vogue” americana de 1950.

1939: O alemão Horst P. Horst (1906-1999) foi um grande fotógrafo de moda e de retratos do século XX, do pré e pós guerra. Inspirou-se no design da Bauhaus, no surrealismo e no neorromantismo. Tinha fascínio pelas formas, proporções e poses da escultura grega clássica. Começou a fotografar para Vogue em 1931. Seu nome era Horst Paul Albert Bohrmann estudou Artes em Hamburgo e arquitetura com o modernista Le Corbusier em Paris.
 
Espartilho de Mainbocher, 1939.

Esquerda: Muriel Maxwell para a revista Vogue, 1939.
Direita: Marlene Dietrich vestindo Christian Dior, para a Vogue americana, dezembro de 1947.

Esquerda: Coco Chanel, 1937.
Direita: Yves Saint Laurent num jardim, 1986.

Dica de Filme:

Sinopse: Walter Mitty (Ben Stiller) é o responsável pelo departamento de arquivo e revelação de fotografias da tradicional revista Life. Ele é um homem tímido, levando uma vida simples, perdido em seus sonhos. Ao receber um pacote com negativos do importante fotógrafo Sean O'Connell (Sean Penn), ele percebe que está faltando uma foto. O problema é que trata-se justamente da foto escolhida para ser a capa da última edição da revista. É quando, Walter, com o apoio de Cheryl (Kristen Wiig) é obrigado a embarcar em uma verdadeira aventura.
Direção:.Ben Stiller, 2013.

Referências:

BUITONI, Dulcilia Schroeder. Fotografia e Jornalismo: a informação pela imagem. São Paulo: Saraiva, 2011.
HACKING, Juliet (editora geral). Tudo sobre fotografia. Tradução de Fabiano Morais, Fernanda Abreu e Ivo Korytowski. Rio de Janeiro: Sextante, 2012. Título original: Photography: the whole story.
OLIVEIRA, Erivam Morais de; VICENTINI, Ari. Fotojornalismo: uma viagem entre o analógico e o digital. São Paulo: Cengage Learning, 2009.
REVISTA FHOX. Dez. 1999/jan. 2000. Ano XI. N. 58. São Paulo: Fhox, 1999.
SENAC. DN. Fotógrafo: o olhar, a técnica e o trabalho. Rose Zuanetti; Elizabeth Real, Nelson Martins et al. Rio de Janeiro: Ed. Senac nacional, 2004.
SOUGEZ, Marie-Loup. História da Fotografia. Tradução de Lourenço Pereira. Lisboa: Dinalivro, 2001. Título original: Historia de la Fotografia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário