terça-feira, 10 de março de 2015

Século XIX – Fotografia Colorida e a Invenção do Cinema

1888: George Eastman produz a sua primeira câmara fotográfica Kodak, com sistema de "bate-pronto", com o slogan: “Você aperta o botão e nós fazemos o resto”. Fotografia para o grande público. Indústria de revelação e ampliação em massa.


Na Kodak, o cliente compra a câmera, por 25 dólares (600 dólares em valores atuais), chamada “Kodak 100 vistas” carregada com um rolo de filme com 100 chapas, depois de fotografar, leva de volta à fábrica para os processos de revelação e fixação das imagens e retorna com a câmera e mais um rolo de 100 chapas de papel. “Seu uso dispensa estudos preliminares, laboratórios ou produtos químicos”, escreveu Eastman no manual de instruções. Foi uma revolução, pois o fotógrafo agora devia apenas bater a chapa.

1888: Foi fundada por um grupo de cientistas e intelectuais, em Washington D. C., Estados Unidos, uma sociedade voltada à pesquisa geográfica: National Geographic Society, responsável pelo lançamento da revista com o mesmo nome. Em 2002, a equipe da revista fez uma edição especial com as 100 Melhores fotos, dividida em 3 partes: As faces humanas; O reino dos idomáveis; A caminho dos extremos.
“Nós da National Geographic, tivemos o privilégio de contar com homens e mulheres que visitaram praticamente todos os lugares do mundo recolhendo imagens fotográficas para o deleite de nós todos. Arriscando por vezes a vida, feridos por fragmentos de bomba ou mordidas de tubarão, eles reuniram o que talvez seja a melhor coleção de fotos já publicada por uma revista”.
Bill Allen
Quando isso não ocorre, como na Somália, a longa espera vira desespero. Esta imagem, feita em 1993, de uma mulher baidoa morrendo de fome ainda assombra Robert Caputo. “Não dá para se envolver muito, pois aí seria impossível trabalhar. Mas, se isso não nos emociona, algo está errado”.
Robert Caputo, Agosto de 1993

Tosquiar metade de um carneiro parecia um jeito simples de mostrar o crescimento da lã – mas Cary Wolinsky não sabia que os animais tenderiam a perder o equilíbrio e tombar. Após muitas tentativas, este espécime “tornou-se nosso herói”, diz Wolinsky.
Cary Wolinsky, Maio de 1988

Os despojos do Titanic, a mais de 3 mil metros no fundo do Atlântico Norte, repousaram por 73 anos até que, em 1985, Robert Ballard localizou o famoso transatlântico afundado por um iceberg. A seção frontal, de 137 metros, surge num mosaico de 108 fotos, tiradas por uma câmera presa a um cabo. Holofotes poderosos instalados em submergíveis revelam a prova incrustada de sedimentos.
Emory Kristof, Dezembro de 1999
 
1889: Henry M. Reichenbach, químico da Kodak, produz o negativo a base de nitrocelulóide e gelatina. A Kodak coloca no mercado o primeiro filme fotográfico de película transparente. Nesta época, o tempo de exposição já alcançava a fração de 1/10 segundos.
  

1890: Jacob Riis (1849-1914), jornalista, usa fotos para ilustrar histórias sobre as favelas da cidade de Nova Iorque. Publica How The Other Half Lives (Como vive a outra metade), um ensaio fotográfico com texto escrito por ele mesmo, denunciando a miséria de trabalhadores, provocada pela Revolução Industrial e as péssimas condições de vida de muitas áreas urbanas das novas cidades norte-americanas. Jacob Riis usou pó de magnésio para criar um flash para as fotografias noturnas.
“Riis havia sentido na própria pele as dificuldades e humilhações a que os imigrantes recém-chegados eram submetidos (ele emigrou da Dinamarca para os Estados Unidos aos 21 anos). Quando finalmente conseguiu um emprego na agência de notícias New York News Association, desmaiou de fome no seu primeiro dia de trabalho” (TUDO SOBRE FOTOGRAFIA, 2012, p. 155).

  

“Inquilinos de um cortiço na Bayard Street, cinco centavos a vaga”.

1891: Thomas Rudolf Dallmeyer regista a patente da primeira teleobjetiva.
  

  

1891: O americano Thomas Edison (1847-1932) inventa o kinetoscópio, aparelho que reproduzia, junto à retina, imagens em movimento, por meio da passagem rápida de filmes contendo fotografias sequenciadas. Os filmes eram rolos de 25 mm de negativo flexível à base de celulóide, perfurados nas extremidades. Apenas uma pessoa por vez poderia visualizar a sequência de imagem no interior da caixa do kinetoscópio.
    

 

1893: Louis Boutan realiza na França as primeiras fotografias submarinas.
  

  

1895: Os irmãos Auguste e Louis Lumiére fazem uma demonstração pública do primeiro cinematógrafo e tiram a patente do instrumento que transportava definitivamente para a tela a imagem em movimento.
  

  



1895: O físico alemão Wilhelm Röntgen fotografa a mão de Bertha, sua esposa, produzindo a primeira imagem de raios X a revelar ossos humanos. Produziu radiação electromagnética nos comprimentos de onda correspondentes aos atualmente chamados raios X. Foi laureado com o primeiro Nobel de Física, em 1901, por suas descobertas.
  

1900: Surgimento da câmera Brownie da  Kodak projetada por Frank Brownell (nome de um personagem de história em quadrinhos famoso na época criado pelo canadense Palmer Cox). Foi a primeira câmara de "massas“, era de uso simples e de baixo custo, contribuindo para a popularização da fotografia. O objetivo era atingir milhões de pessoas de baixo poder aquisitivo que até então não tinham acesso às máquinas fotográficas. A câmera custava um dólar americano e tirava oito fotos por rolo de filme.
  

1900: Willian Henry Jackson (1843-1942), norte-americano, no fim do século XIX e início do século XX, faz algo mais do que gravar um acontecimento, usa suas fotos para persuadir e convencer. Fotos do oeste americano, da área de Yellowstone ajudam a persuadir o Congresso a estabelecer o Parque Nacional de Yellowstone. Nesta época, o tempo de exposição é de 1/50 segundos.
  


1900: O francês Eugène Atget (1857-1927) fotografa cenas de rua e a arquitetura de Paris com uma linguagem fotográfica diferente, captando a beleza do detalhe incomum. Produziu cerca de 10 mil imagens com poucas figuras humanas. Berenice Abbott (1898-1991) adquiriu o acervo de fotografias de Atget de 8000 fotografias em 1926 e estas imagens foram publicadas por Camile Rechet em 1927.
  
A foto Joueur d’Orgue (1898-1899) foi vendida por US$ 686.500,00.

  
Shoelace Vendor, c. 1898.   Cour, Rue de Valence, June 1922.      Luxembourg, 1899.


Dica de Filme 1: “Viagem a Lua”


Sinopse: O professor Barbenfouillis (Georges Méliès) convence seus colegas a participarem de uma viagem de exploração à Lua. Eles partem em uma nave que aterrissa no olho direito da Lua. Lá eles encontram habitantes hostis que o levam ao seu rei. Os terráqueos conseguem fugir quando descobrem que os inimigos viram fumaça a um simples toque de um guarda-chuva.
Direção: George Méliès, 1902.

Dica de Filme 2:


Sinopse: Paris, anos 30. Hugo Cabret (Asa Butterfield) é um órfão que vive escondido nas paredes da estação de trem. Ele guarda consigo um robô quebrado, deixado por seu pai (Jude Law). Um dia, ao fugir do inspetor (Sacha Baron Cohen), ele conhece Isabelle (Chloe Moretz), uma jovem com quem faz amizade. Logo Hugo descobre que ela tem uma chave com o fecho em forma de coração, exatamente do mesmo tamanho da fechadura existente no robô. O robô volta então a funcionar, levando a dupla a tentar resolver um mistério mágico.
Direção: Martin Scorsese, 2012.

Referências:
BUITONI, Dulcilia Schroeder. Fotografia e jornalismo: a informação pela imagem. São Paulo: Saraiva, 2011. (Coleção: Introdução ao jornalismo; v. 6).
HACKING, Juliet (editora geral). Tudo sobre fotografia. Tradução de Fabiano Morais, Fernanda Abreu e Ivo Korytowski. Rio de Janeiro: Sextante, 2012. Título original: Photography: the whole story.
OLIVEIRA, Erivam Morais de; VICENTINI, Ari. Fotojornalismo: uma viagem entre o analógico e o digital. São Paulo: Cengage Learning, 2009.
REVISTA FHOX. Dez. 1999/jan. 2000. Ano XI. N. 58. São Paulo: Fhox, 1999.
SENAC. DN. Fotógrafo: o olhar, a técnica e o trabalho. Rose Zuanetti; Elizabeth Real, Nelson Martins et al. Rio de Janeiro: Senac Nacional, 2004.
SOUGEZ, Marie-Loup. História da Fotografia. Tradução de Lourenço Pereira. Lisboa: Dinalivro, 2001. Título original: Historia de la Fotografia.
TURAZZI, Maria Inez; FUNARTE. Poses e trejeitos: a fotografia e as exposições na era do espetáculo (1839/1889). Rio de Janeiro: FUNARTE: Rocco, 1995. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário